domingo, 10 de agosto de 2008

A «foto do dia» - FC Porto 1996/97

Hoje recuamos mais de 10 anos com uma foto do «onze» do FC Porto que garantiu uma preciosa e indiscutível vitória (2-1) no clássico disputado no Estádio da Luz em 1996/97. Nessa época, o FC Porto de António Oliveira deslocou-se à Luz com uma confortável vantagem na tabela classificativa que lhe permitiu abordar o clássico de forma tranquila e sem qualquer pressão.
Depois do inevitável Mário Jardel inaugurar o marcador ainda durante a primeira parte, João Pinto restabeleceu a igualdade para o Benfica no segundo tempo mas Jorge Costa voltaría a colocar o FC Porto novamente na frente de forma a garantir uma vitória que lhe fugia desde 1991/92. Depois de nessa época ter vencido o Benfica nuns frenéticos 3-2, o FC Porto voltava a vencer no estádio do velho rival, terminando com um jejum de 5 épocas sem vencer na Luz.
Quanto ao campeonato nacional de 1996/97, uma diferença de 27 (!) pontos entre os dois clubes foi bem reveladora da desigualdade de potencial entre FC Porto e Benfica durante essa época. Nesse ano, o FC Porto garantiu o tri-campeonato com a notável marca de 80 (!) golos marcados (mais 31 golos marcados que o Benfica, que foi 3º classificado).
Em cima: Hilário, Jardel, Barroso, Edmilson, Jorge Costa e Aloísio;
Em baixo: Fernando Mendes, Drulovic, Paulinho Santos, Zahovic e Sérgio Conceição;

Sem comentários: