terça-feira, 30 de setembro de 2008

«Curiosidades FCP» - A primeira vitória na Taça das Taças de Hóquei em Patins

Deixamos o universo do futebol para voltarmos a elogiar a fantástica secção de Hóquei em Patins do FC Porto, que no fim-de-semana passado conquistou pela 16ª vez na sua história a Supertaça António Livramento, em Ponte de Lima, após a vitória sobre o Hóquei Clube de Braga, por 6-2.
Hoje recuperamos o primeiro troféu conquistado pelo FC Porto na modalidade. Foi apenas há 26 anos atrás, ou seja, desde aí que o FC Porto não parou de coleccionar títulos numa das modalidades de pavilhão que mais paixão desperta nos países latinos.
Tudo começou na época 1981/82, com a jovem equipa comandada por Vladimiro Brandão a bater o Sporting, na Final da Taça das Taças, e a garantir o primeiro título internacional da história do clube. É curioso que o FC Porto iniciou as conquistas internacionais antes mesmo de vencer qualquer troféu no nosso país (sería campeão nacional no ano seguinte).
Na foto, vemos o capitão António Vale (Cristiano Pereira é o primeiro a contar da direita) a exibir o troféu depois de o FC Porto vencer o Sporting na final a duas mãos. Além dos experientes António Vale e Cristiano Pereira, esse plantel do FC Porto já era composto por alguns jovens que mais tarde seriam fundamentais na conquista da Taça dos Campeões Europeus de Hóquei em Patins, como Vítor Hugo, Vítor Bruno, António Alves e Domingos, entre outros.
Na brilhante caminhada da Taça das Taças, em 1982, o FC Porto começou por eliminar o Cibeles Oviedo. Os espanhóis eram um dos favoritos a vencer a prova, juntamente com o Sporting, o FC Porto e os italianos do Bassano. Depois de vencer nas Antas por 9-1, o FC Porto foi derrotado em Oviedo por apenas um golo de diferença (12-11) e avançou para a fase seguinte. O sorteio das meias-finais ditou o confronto com os alemães do Cronenberg (na outra meia-final: Sporting-Montreux). Apesar de ter sido surpreendido na Alemanha com uma derrota por 2-1, o FC Porto esmagou os alemães nas Antas por 14-2 e apurou-se para a sua primeira final europeia.
A fantástica atmosfera vivida em noites europeias no pavilhão Américo de Sá voltou a fazer-se sentir na goleada de 13-4 imposta ao Sporting. Apesar de derrotado em Lisboa por 8-7, o hóquei do FC Porto garantia o primeiro troféu internacional da história do clube. Depois dessa primeira conquista, o FC Porto venceu duas Taças dos Campeões Europeus, duas Taças CERS e mais uma Taça das Taças.

2 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Ricardo Vara:


Já agora, na foto também se vê o Domingos Carvalho, o Vitor Bruno e o Domingos (g.r.).

E faltou «falar» do verdadeiro mentor da secção (que ainda hoje perdura), o Senhor ILIDIO PINTO.

Que Deus o guarde por muitos mais anos porque, sem ele, NÃO HAVERÁ HÓQUEI.

Há dúvidas? Fale com as pessoas mais directamente ligadas à Secção...

Um abraço.

Anónimo disse...

Domingos Carvalho, grande jogador ;)
Meu tio, que ja me ensinou muito no hoquei.
Continua "grande" enqanto treinador.