quarta-feira, 3 de setembro de 2008

A «foto do dia» - Jorge Andrade e Marcelo Salas

Hoje recuamos ao FC Porto de Octávio Machado e à edição de 2001/02 da Liga dos Campeões.
A foto, com Jorge Andrade e Marcelo Salas, recupera a visita da Juventus ao Estádio das Antas, num jogo disputado a 10 de Outubro de 2001, para a 1ª jornada da Liga dos Campeões 2001/02.
Para atingir a fase de grupos da prova, o FC Porto necessitou de ultrapassar duas pré-eliminatórias. Na 1ª pré-eliminatória eliminou o Barry Town (País de Gales), com uma vitória por 8-0 nas Antas e uma derrota por 3-1 em Gales. Na última eliminatória de acesso à fase de grupos, o FC Porto já foi obrigado a ultrapassar um adversário mais cotado, o Grasshopers da Suiça. Depois do empate (2-2) nas Antas, o FC Porto puxou dos galões e foi vencer a Zurique por 3-2.
O sorteio da fase de grupos ditou a presença do FC Porto no Grupo E, juntamente com Juventus, Celtic de Glasgow e Rosenborg. Apesar de ter empatado (0-0) nas Antas com a Juventus, logo na 1ª jornada, o FC Porto qualificou-se em segundo lugar do grupo a apenas 1 ponto dos italianos, que foram primeiros. Nessa edição da Champions, além de não ter sofrido qualquer golo em casa (0-0 com a Juventus, 3-0 com o Celtic e 1-0 com o Rosenborg) , o FC Porto ainda venceu um jogo fora (na Noruega por 2-1), terminando a fase de grupos com 10 pontos. Apuraram-se os dois primeiros do grupo, tendo o FC Porto, na segunda fase, sido sorteado no Grupo C, juntamente com Real Madrid, Panathinaikos e Sparta de Praga.

Sem comentários: