domingo, 14 de setembro de 2008

Vítor, já passaram 20 anos!

Foi a 11 de Setembro de 1988 que Vítor Baía se estreou a titular na baliza do FC Porto. Fez na passada Quinta-feira 20 anos que o «99» foi lançado às feras por Quinito, numa visita do FC Porto a Guimarães. Com Mlynarczyk lesionado e Zé Beto castigado, teve que avançar o jovem Vítor para a titularidade. Cinco anos depois, já era considerado pelo conceituado jornal francês "L'Equipe" o melhor guarda-redes do mundo.
Afinal, o que tinha de especial um jovem de 18 anos para ser titular da equipa que, um ano antes, se tinha sagrado campeã da Europa e vencedora da Taça Intercontinental? Tinha potencial, ambição, personalidade, dedicação e, mais importante que tudo, a cultura do clube bem enraizada. Só com estas virtudes se poderia tornar, uns anos mais tarde, o guarda-redes mais caro da história do futebol mundial, quando se transferiu para o Barcelona por mais de 1 milhão de contos. Foram 20 anos a somar recordes e títulos (individuais e colectivos). Além de continuar a ser o jogador com mais títulos conquistados a nível mundial, o «99» continua a deter o record de imbatibilidade na Liga portuguesa, depois de ter estado 1192 minutos sem sofrer golos durante a época 1991/92. E foi precisamente no estádio onde se estreou a titular que voltou a sofrer um golo, num empate (1-1) entre FC Porto e Vit. Guimarães. O Vítor sofreu um golo à 4ª jornada, num confronto com o Marítimo, e ficou imbatível até à 17ª. Notável!
Apesar da carreira cheia de troféus e de distinções individuais, viveu um momento caricato quando foi considerado pela UEFA o melhor guarda-redes da Liga dos Campeões, em 2004, e não foi convocado por Luíz Filipe Scolari para representar a Selecção Nacional. Hilariante!

4 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro,

Os meus parabéns pelo blog! é magnífico!

continue o trabalho que tem aqui um fã!

Ass: Portista de camarate

António Pista disse...

A Mesa Redonda renovou-se!
Depois da saída dos antigos bloggers do FCP, as contratações para os seus lugares tiveram finalmente um desfecho feliz para ambas as partes!
Aos já existentes bloggers do Benfica e do Sporting, o Porto conta agora com 3 novos bloggers, que irão ainda mais, contribuir para a troca de opiniões e ideias num espaço salutar de discussão!

Faça a sua visita e deixo o seu comentário em:

http://amesaredonda.blogspot.com/

Anónimo disse...

Com o Helton na baliza que saudades que eu tenho do Vitor Baía.

Ó tempo volta para trás!

Anónimo disse...

Em 2004 Baia merecia um lugar na selecção.. a não chamada prova que Scolari não percebe nada de futebol, ou melhor convocava os amigos.....