quarta-feira, 5 de novembro de 2008

«Curiosidades FCP» - 6 figuras do FC Porto 1990/91

Geraldão, Aloísio, Stéphane Paille, Padrão, Vítor Baía e VLK. Cruzaram-se os seis no FC Porto de Artur Jorge, época 1990/91.
Os centrais brasileiros chegaram ao FC Porto em alturas diferentes. Enquanto que Geraldão veio para o FC Porto em 1987/88, vindo do Cruzeiro, Aloísio chegou apenas em 1990/91, vindo do Barcelona.
O francês Stéphane Paille também chegou às Antas em 1990/91, pouco tempo depois de ser considerado jogador do ano (1988/89) em França. Depois do sucesso na liga francesa, escolheu o FC Porto para iniciar o percurso no estrangeiro mas o fantasma de Fernando Gomes perseguiu-o durante toda a época, tendo marcado apenas 4 golos em 17 jogos.
Quanto aos dois guarda-redes, Baía fazia apenas a sua 3ª época no FC Porto, enquanto que Padrão, já com 32 anos, tinha acabado de chegar, vindo do Boavista.
Por último, o checo VLK. Este antigo defesa esquerdo da extinta Checoslováquia também chegou ao FC Porto em 1990/91, vindo do FC Vitkovice, e permaneceu na Invicta durante 3 épocas.

1 comentário:

Daniel Gonçalves disse...

Inicialmente Paille era para fazer dupla com Kostadinov, para substituir a dupla de avançados da época anterior (Rui Águas e Madjer), e chegou a ser titular nos primeiros jogos, mas depois a subida de rendimento de Domingos ao lado de Kostadinov, fez com que Artur Jorge deixasse em 2º plano o francês.