quarta-feira, 11 de abril de 2012

Só acaba no fim (Jesus dixit!)

A 4 jornadas do final da Liga não será precipitado dizer-se que nesta época houve um FC Porto ‘pré-reabertura do mercado’ e outro FC Porto ‘pós-reabertura do mercado’. Em Janeiro, enquanto o Benfica andava envaidecido com os seus feitos de primeiro terço de época, que incluem dois empates com o pior Manchester United da última década e um empate no Dragão (e as recentes derrotas com Chelsea e Sporting confirmam a comparação que aqui fizemos entre o Benfica e o Governo: são ambos ‘fortes com os fracos e fracos com os fortes’), o FC Porto aproveitou para “arrumar a casa”: saíram 5 acomodados (Fucile, Guarín, Belluschi, Souza e Walter) e entraram Lucho, Janko e Danilo. Mesmo sem estarem a ser brilhantes (Lucho já não é nenhum jovem, Janko tem dificuldade em jogar em zonas distantes da baliza e Danilo esteve lesionado), os três reforços trouxeram harmonia e fluidez ao jogo do FC Porto. Se a isso juntarmos o facto daquele futebol vertiginoso que Jorge Jesus gosta de privilegiar só durar até à Páscoa, está explicado o ‘pinote’ que o FC Porto deu no campeonato. O FC Porto conquistou 9 pontos ao Benfica em apenas 8 jornadas (tínhamos 5 pontos de desvantagem à passagem da jornada 18 e temos agora 4 pontos de avanço na jornada 26).
Agora, com apenas 4 jogos por disputar e com os (importantíssimos) regressos de Danilo e Fernando, o FC Porto tem tudo para não voltar a vacilar. Como não foi nada fácil chegarmos ao lugar que ocupamos actualmente, é altura de mobilizarmos as tropas e termos muita cabecinha. Houve quem deitasse tudo a perder em apenas duas semanas….  

1 comentário:

carneiro disse...

o meu comentário tem muito pouco de científico e exclusivamente de emocional, mas eu passei a acreditar mais mo banco quando passei a ver por lá o Paulinho Santos. Do meu ponto de vista, foi a grande "aquisição" de inverno. E por coincidência a equipa passou a ter mais personalidade em campo. Mas isto é apenas o "sentir" de um sócio com muitas saudades do Paulinho e, se calhar, estou a ser injusto para com outras pessoas.