sábado, 19 de abril de 2008

A «foto do dia» - A 1ª página do 'Jiskra Sport' de 22 de Outubro de 1986

Hoje recuperamos uma edição do jornal checo 'Jiskra Sport' que antecipava a 1ª mão da 2ª eliminatória da Taça dos Clubes Campeões Europeus, época 1986/87, entre o FC Porto e o TJ Vitkovice. O TJ Vitkovice era uma equipa da ex-Checoslováquia, sediada em Ostrava, que na época anterior tinha conquistado o seu primeiro (e único, até ao momento) título de campeão, tendo por isso a possibilidade de, no ano seguinte, disputar a Taça dos Campeões Europeus. No ano em que as duas equipas se defrontaram, os checos foram vice-campeões, ficando atrás do Sparta de Praga.
A 1ª mão disputou-se em Ostrava, tendo o TJ Vítkovice surpreendido o FC Porto com uma vitória por 1-0 (Jirí Sourek 24' pen.), isto depois de os checos já terem eliminado o Paris SG na 1ª eliminatória. Apesar de derrotado na Checoslováquia, o FC Porto deu a volta à eliminatória com uma vitória nas Antas por 3-0 (André 5', Celso 26' e Futre 82') e seguiu para os Quartos-de-final.
O 'Jiskra Sport' ilustrou a 1ª página com uma foto do plantel do FC Porto, que no ano anterior se tinha sagrado campeão nacional (época 1985/86).
Já depois de se ter cruzado com o FC Porto, o TJ Vitkovice fundiu-se com o FC Karviná-Vitkovice, dando origem ao actual FC Vitkovice da Rep. Checa.

Sem comentários: