quarta-feira, 25 de junho de 2008

«Curiosidades FCP» - O Campo da Constituição nos anos 30

Hoje recuperamos o velhinho Campo da Constituição num clássico, entre FC Porto e Benfica, ali disputado na longínqua época de 1938/39 e que terminou empatado (3-3).
Foi em 1911 que o FC Porto colocou a possibilidade de mudar de casa depois do espaço ocupado pelo Campo da Rainha ter sido disponibilizado para a construção de uma fábrica. Um ano depois, e em Assembleia Geral, foi encontrada uma solução: arrendar um terreno na Rua Constituição por 350 escudos anuais!
O novo campo foi inaugurado no dia 1 de Janeiro de 1913 e ainda hoje, quase 100 anos depois, continua a ser utilizado pelas camadas jovens do FC Porto. Durante um largo período, o Campo da Constituição serviu também de casa a outros clubes, como o Salgueiros, o Vilanovense ou o Sporting de Espinho, a quem o FC Porto subalugava as instalações. Contudo, com a cada vez maior projecção e ambição do FC Porto, o Campo da Constituição começou a revelar-se um espaço demasiado exíguo, já que nos grandes jogos estava quase sempre lotado (reparem que na foto é visível o povo nas janelas e nas varandas).
O recinto chegou a comportar 20 000 pessoas mas até à construção do Estádio das Antas o FC Porto viu-se obrigado a disputar os grandes jogos no Campo do Ameal, do Sport Progresso, ou no Estádio do Lima, do Académico.

Sem comentários: