segunda-feira, 16 de junho de 2008

A «foto do dia» - O bilhete do FC Porto - Vardar Skopje, Taça dos Clubes Campeões Europeus, época 1987/88

Hoje recuamos à 1ª eliminatória da Taça dos Clubes Campeões Europeus, época 1987/88, com o bilhete do FC Porto - Vardar Skopje, relativo à 1ª mão da eliminatória.
O Vardar Skopje é um clube da República da Macedónia que na altura disputava o campeonato da Jugoslávia. O Vardar foi protagonista de uma autêntica proeza pois foi o único clube macedónio a vencer o campeonato da ex-Jugoslávia quando, em 1987, conseguiu quebrar a hegemonia dos históricos Estrela Vermelha, Partizan de Belgrado, Dinamo de Zagreb e Hajduk Split, que nessa altura disputavam a mesma liga ainda antes do desmantelamento da Jugoslávia. Actualmente, o clube disputa a liga da Macedónia e as conquistas têm sido bem mais frequentes, isto porque depois de deixar a liga jugoslava o Vardar já se sagrou por 5 vezes campeão da Macedónia. Depois da conquista do título de 1987, o Vardar Skopje ganhou o direito de no ano seguinte disputar a Taça dos Clubes Campeões Europeus, mas os jugoslavos não tiveram sorte porque logo na primeira eliminatória cruzaram-se com o detentor do troféu, o FC Porto.
A 1ª mão disputou-se nas Antas a 16 de Setembro de 1987 tendo o FC Porto vencido o Vardar por 3-0 (Rabah Madjer aos 12', Antonio Sousa aos 52' e Rabah Madjer aos 84'). Apesar de não ter marcado qualquer golo ao FC Porto nas duas mãos da eliminatória, o Vardar tinha ao seu serviço o temível ponta-de-lança Darko Pancev. Este antigo avançado da Jugoslávia, que foi campeão da Europa pelo Estrela Vermelha, é ainda hoje o melhor marcador da história do Vardar com a impressionante média de 132 golos em 207 jogos.
Apesar da eliminatória ter ficado resolvida nas Antas, o FC Porto voltaria a vencer em Skopje também por 3-0 (Antonio Sousa aos 38', Jaime Magalhaes aos 64' e Rabah Madjer aos 66').
Depois do Vardar Skopje seguiu-se o Real Madrid na 2ª eliminatória.

Sem comentários: