sábado, 7 de junho de 2008

A «foto do dia» - O bilhete do AC Milan - FC Porto, Liga dos Campeões 1996/97

Hoje recuperamos a segunda vitória do FC Porto em San Siro, depois do primeiro triunfo em 1979/80, com o bilhete do jogo relativo à 1ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, época 1996/97. O FC Porto foi sorteado no Grupo D, juntamente com AC Milan, IFK Gotemburgo e Rosenborg, e logo na 1ª jornada deslocou-se a San Siro para defrontar o poderoso AC Milan de Baresi, Maldini, Savicevic, Boban, Albertini, George Weah e Roberto Baggio, entre outros.
O jogo de Milão marcou o início da melhor presença do FC Porto em fases de grupos da Liga dos Campeões. O jogo realizou-se a 16 de Setembro de 1996 e o bilhete que deu acesso ao San Siro teve um preço bastante convidativo, já que nessa altura 20 000 liras correspondiam a aproximadamente 2000$ (10 euros).
Apesar do AC Milan ter estado por duas vezes à frente do marcador, o FC Porto venceu por 3-2 depois de uma fantástica reviravolta nos últimos 20 minutos de jogo. Depois de ir para o intervalo a perder por 1-0 (golo de Marco Simone aos 15'), o FC Porto fez uma segunda parte de sonho acabando por vencer o AC Milan. Logo à abrir o segundo tempo, o brasileiro Artur fez o empate (aos 53'), mas os italianos voltariam para a frente do marcador aos 69', com um golo do liberiano George Weah. Os últimos 20 minutos de jogo foram épicos para o FC Porto e para Mário Jardel. Dois golos de «Super Mário», aos 76' e aos 82' , aniquilaram o AC Milan e selaram a reviravolta no jogo. Dezassete anos depois, o FC Porto de Aloísio, Jorge Costa, Sérgio Conceição, Zahovic, Drulovic e Mário Jardel, entre outros, igualava o feito de 1979/80, quando o FC Porto de Pedroto venceu o AC Milan em San Siro por 1-0 (golo de Duda).
O FC Porto acabaria por ceder apenas um empate (1-1 nas Antas com o AC Milan) na fase de grupos da Champions 1996/97, alcançando 16 pontos e garantindo a qualificação para os Quartos-de-final a duas jornadas do final.

Sem comentários: