segunda-feira, 16 de junho de 2008

Eusébio: "Faz falta à Selecção um ponta-de-lança como Fernando Gomes."

Foi uma declaração que recentemente surpreendeu os jogadores da linha avançada da Selecção portuguesa. "Faz falta à Selecção um ponta-de-lança como Fernando Gomes, que em 3 cruzamentos fazia pelo menos 1 golo", comentou recentemente Eusébio quando confrontado com as actuais lacunas na Selecção portuguesa.
As recentes declarações do "King" são um pretexto para recordarmos as prestações do Bi-Bota d'Ouro ao serviço da nossa Selecção. A verdade é que as palavras de Eusébio são algo excessivas tendo em conta apenas as estatísticas associadas às prestações de Fernando Gomes pela nossa Selecção. Apesar do antigo ponta-de-lança apresentar uma fantástica média de golos marcados ao serviço do FC Porto, as prestações do Bi-Bota d'Ouro ao serviço da Selecção portuguesa não são proporcionais às recentes declarações de Eusébio. Apesar da sua carreira na Selecção Nacional ter sido longa (estreou-se em 1975), Gomes marcou apenas 13 golos em 48 jogos por Portugal. Contudo, Gomes foi importantíssimo em duas fases de qualificação: para o Euro 84 e para o Campeonato do Mundo do México 86. Foi pena que depois, durante a fase final dos dois torneios, os golos lhe tenham virado as costas. Na verdade, os seleccionadores nacionais não souberam, ou não conseguiram, tirar o devido proveito das características do Bi-Bota d'Ouro, que ao serviço do FC Porto apresenta a impressionante marca de 288 golos marcados durante a sua carreira. Notável!
De qualquer forma, fica a homenagem do "King" ao maior goleador de todos os tempos do futebol português.
A ilustar o "post", uma foto de Gomes a disputar uma bola perante o olhar de Stuart Pearce e Brian Robson no jogo entre Portugal e a Inglaterra do Mundial do México 1986.

Sem comentários: