quarta-feira, 27 de agosto de 2008

«Curiosidades FCP» - O Benfica - FC Porto da época 1991/92

Antecipamos o jogo do próximo Sábado com um Benfica - FC Porto, disputado na época 1991/92, que ficou na história dos grandes clássicos entre os dois clubes. Estávamos próximos do final desse campeonato e numa altura em que o FC Porto possuía uma importante vantagem na frente da classificação. Apesar de na primeira volta ter empatado (0-0) nas Antas com o Benfica, um novo empate deixava o FC Porto ás portas do título devido à ligeira vantagem pontual e à diferença de 'goal average' entre as duas equipas. Foi, por isso, um início de jogo um pouco tenso e demasiado calculista. O empate (0-0) ao intervalo não fazia prever uma frenética segunda-parte com constantes alterações no marcador.
A foto que hoje recuperamos marcou o início do fantástico segundo tempo do FC Porto. Foi neste lance que Rui Bento derrubou Rui Filipe, que caminhava isolado para a baliza de Neno, e deu origem à grande penalidade com que o capitão João Pinto (foi mesmo ele a marcar o penalti!) inaugurou o marcador. A partir desse momento o jogo ficou de pernas para o ar. O Benfica empatou 10 minutos depois, por William, e Kostadinov colocou novamente o FC Porto em vantagem ao minuto 84'. Quando já todos julgavam que o Benfica se entregara, surge Sergei Yuran a colocar tudo igual a 5 minutos do final. Mas o clímax ficou guardado para o último minuto de jogo quando Timofte arrumou de vez com o clássico e com o campeonato, marcando o terceiro e derradeiro golo desta emocionante partida. Um final de jogo de sonho para o FC Porto e dramático para o Benfica. Foi a desforra perfeita do FC Porto da derrota sofrida no ano anterior, quando o Benfica venceu nas Antas com dois golos de César Brito.
Aqui ficam os «onzes» dessa electrizante partida:
Benfica: Neno, José Carlos, William, Rui Bento, Veloso, Jonas Thern, Pacheco, Vítor Paneira, César Brito (Magnusson aos 81'), Isaías (Rui Costa aos 59') e Sergei Yuran.
Treinador: Sven-Göran Eriksson
FC Porto: Vítor Baía, João Pinto, Aloísio, Fernando Couto, Paulo Pereira, Rui Filipe, André, Jorge Couto (Timofte aos 66'), Jaime Magalhães, Emil Kostadinov e Tozé (Domingos aos 59').
Treinador: Carlos Alberto Silva
Golos: João Pinto (pen.) aos 64', William aos 74', Kostadinov aos 84', Sergei Yuran aos 85' e Timofte aos 89'.

1 comentário:

Anónimo disse...

Amigo Ricardo Vara:


Esta época de 1991/92, está, de forma espectacular, «retratada» no livro do Octávio:

- «Vocês Sabem do Que Estou a Falar».


Vale a pena ler, independentemente da credibilidade que se lhe possa (ao Octávio) dar. E da empatia ao não.

Um abraço.