terça-feira, 30 de junho de 2009

«Curiosidades FCP» - A edição de 1987 do 'Joan Gamper' (Parte I)

A participação do FC Porto na próxima edição da 'Peace Cup', a disputar na Andaluzia durante a primeira semana de Agosto, é pretexto para recordarmos outro torneio de Verão, também disputado em Espanha, em que o FC Porto se viu envolvido, o conceituado Troféu 'Joan Gamper'.
Nas próximas semanas, e com a ajuda do diário desportivo catalão 'El Mundo Deportivo', vamos recordar todas as incidências da edição de 1987 deste célebre torneio organizado pelo Barcelona.
Em virtude de um único 'post' não ser suficiente para trazer aqui todas as reportagens realizadas pelo 'El Mundo Deportivo', optámos por ir publicando vários 'posts' até ao início da 'Peace Cup'.
Hoje, começamos por recuperar um pouco da história do torneio que, em 1987, contou com as presenças do Barcelona, do Ajax, do FC Porto e do Bayern de Munique. Um cartaz de luxo, portanto!
O 'Trofeo Joan Gamper', também conhecido por 'El Gamper', deve o seu nome ao fundador do Barcelona, o suiço Hans-Max Gamper Haessig (em cima, na foto). O torneio começou a ser disputado em 1966, por iniciativa do então presidente do 'Barça', Enric Llaudet.
Inicialmente, a prova começou por ser um quadrangular, mas desde 1997 que se disputa em apenas uma partida, jogada sempre no 'Camp Nou', entre o Barcelona e um clube convidado pelos catalães.
No tempo em que participavam 4 equipas, a prova disputava-se na segunda quinzena de Agosto e servia de apresentação do plantel do Barcelona aos sócios. A competição realizava-se num único fim-de-semana, com os jogos das meias-finais à Sexta-feira e com a final, e o jogo de apuramento do 3º e 4º lugar, a serem disputados no Domingo.
O troféu que o 'Barça' venceu em 33 (!) ocasiões, e que o FC Porto ergueu em 1987, é moldado em prata, com base de mármore e acabamento em ouro.
Até hoje, só 9 equipas europeias conquistaram o torneio: Barcelona, Ujpest, Borussia de Monchengladbach, FC Porto, Malines, Tenerife, Valência e Juventus.
Como o Barcelona tinha vencido as 4 edições anteriores do torneio (1983, 1984, 1985 e 1986), em 1987 optou por convidar os melhores da Europa e, ao mesmo tempo, oferecer aos seus adeptos o melhor cartaz de sempre, que incluía o vencedor (FC Porto) e o finalista vencido (Bayern) da Taça dos Clubes Campeões Europeus, e o Ajax, de Johan Cruyff.
Num próximo 'post', vamos recuperar, de forma detalhada, os vários intervenientes na edição de 1987 do 'Joan Gamper'.
Em cima, a ilustrar o 'post', recuperámos algumas páginas do 'El Mundo Deportivo', que efectuou uma cobertura exaustiva do torneio.
Reparem que na edição de 18 de Agosto de 1987 (3ª foto), o diário catalão publicou, nas páginas centrais, um poster gigante de Fernando Gomes (que vamos recuperar noutra oportunidade). Em baixo, na capa, pode ler-se: «Poster en color de Fernando Gomes», enquanto que em cima nos são dados os jogos da 1ª jornada da competição: «Ajax-Bayern y Barça-Oporto, jornada inicial del supertorneo del año».
Na segunda foto, recuperámos uma página interior dessa edição do 'El Mundo Deportivo', com Schuster a erguer o troféu. A parceria do alemão com Gary Lineker era a grande esperança dos espanhóis para levar o 'Barça' à vitória no torneio que tinha o melhor cartaz de sempre. «El retorno de Schuster y el mejor cartel de la historia, grandes atracciones», titulava o diário catalão.
Na terceira foto, recuperámos a capa do 'El Mundo Deportivo' de 16 de Agosto de 1987.
O jornal espanhol começava então a antecipar o torneio. «Empieza la semana del Gamper con cuatro equipos de lujo para un torneo histórico», afirmavam os espanhóis na 1ª página.
E por último, na última foto recuperámos uma página da edição de 17 de Agosto de 1987, que realça o facto do FC Porto ter sido a primeira equipa portuguesa a participar no 'Joan Gamper'. No entanto, também merecem destaque as ausências de Artur Jorge (a caminho do Matra Racing) , Paulo Futre (transferido para o At. Madrid) e Juary (lesionado). Por baixo da foto captada em Viena, pode ler-se: «Viene el Oporto, campeón de Europa, aunque sin entrenador talismán, Artur Jorge, ni el ya rojiblanco Futre ni el lesionado Juary».
Já nessa altura, o FC Porto merecia mais e melhor destaque da imprensa estrangeira do que da sediada em Lisboa.

(Continua)

1 comentário:

JD disse...

Excelente artigo! Fiquei a assim a saber mais sobre um momento tão prestigiante da história do FC Porto! Parabéns pelo blog. Saudações portistas!