terça-feira, 16 de junho de 2009

A «foto do dia» - O bilhete do FC Porto - Panathinaikos, Liga dos Campeões 1995/96

Recuperamos mais um bilhete de um jogo europeu do FC Porto. Desta vez, recuamos à nossa 3ª participação na 'Champions' com o bilhete do jogo que opôs o FC Porto aos gregos do Panathinaikos, relativo à 3ª jornada da fase de grupos da competição.
Depois de empatar (0-0) com o Nantes e vencer (2-0) os dinamarqueses do Alborg nas duas primeiras jornadas da prova, o FC Porto tinha a possibilidade de, em caso de vitória sobre o Panathinaikos, passar para a frente do Grupo A. Algo surpreendentemente, o 'Pana' venceu nas Antas por 1-0 (golo de Markos, aos 41') e chegou ao primeiro lugar do grupo. Quanto ao FC Porto (de Bobby Robson), viu fugir-lhe a possibilidade de se apurar para os Quartos-de-final depois de empatar os últimos 3 jogos que disputou na fase de grupos (0-0 na Grécia, 2-2 com o Nantes e 2-2 na Dinamarca). Nantes e Panathinaikos avançaram para a fase seguinte.
Depois dessa derrota frente ao Panathinaikos, o FC Porto necessitou de esperar 8 anos para devolver a "gentileza" aos gregos. Foi na edição de 2002/03 da Taça UEFA. O Panathinaikos foi o nosso 5º obstáculo antes da final de Sevilha, tendo o FC Porto vencido no inferno do Estádio Apóstolos Nikolaidis por 2-0 (dois golos de Derlei).

Sem comentários: