Hoje, nas «Curiosidades FCP», recuamos aos anos 30 e à primeira edição do campeonato nacional de futebol. Nessa altura, o FC Porto era orientado pelo conceituado Joseph Szabo. O treinador húngaro chegou ao Porto no início da década de 30, vindo do Marítimo, e trouxe consigo o melhor jogador português de então, Pinga (em baixo, na foto). Inicialmente, Szabo começou por ser treinador-jogador. Foi nessa condição que conquistou o campeonato de Portugal (competição que antecedeu a Taça de Portugal) de 1931/32 (vitória do FC Porto sobre o Belenenses, por 2-1, na Finalíssima disputada em Coimbra).
O treinador húngaro havia sido jogador do histórico Ferencvaros (Húngria) e chegou ao nosso país com fama de técnico disciplinador e exigente (tal como outro treinador que orientou o FC Porto na década de 50, o brasileiro Dorival Yustrich). No entanto, ao carácter autoritário também juntava um perfil competente e ganhador. É da sua autoria uma velha máxima que privilegia a vertente física em prol da criatividade. «No futebol, o sucesso faz-se com 90% de transpiração e 10% de génio», afirmava o húngaro.
A passagem de Szabo pelo FC Porto ficou marcada pela conquista da 1ª edição do campeonato nacional, época 1934/35.
Quase 10 anos depois, em 1945, o treinador húngaro acabaria por regressar ao FC Porto, mas sem o sucesso que marcou a sua primeira passagem pelo clube.
Em cima, a ilustrar o 'post', recuperámos a equipa que venceu o 1º campeonato da história do FC Porto.
Em cima (da esq. p/ dta): Carneiro, Mota, Mesquita, Pinga, Carlos Nunes, Acácio Mesquita, Assis e Raúl;Em baixo (da esq. p/ dta): Costa Santos, Faria, Avelino, Nova, Soares Reis, Álvaro, Carlos Pereira e Castro;
Sem comentários:
Enviar um comentário