segunda-feira, 8 de junho de 2009

O Octacampeonato

É uma palavra nunca antes pronunciada naquelas 5 modalidades (Futebol, Hóquei em Patins, Andebol, Voleibol e Basquetebol) mais seguidas pelos adeptos e um recorde para o próprio FC Porto (se exceptuarmos a variante de 'Andebol de 11', na qual o FC Porto se sagrou campeão por 12 (!) vezes consecutivas, da época 1948/49 até à temporada de 1959/60). O 'Octa' (ou bi-tetra) é um registo fabuloso do Hóquei em Patins do FC Porto, que continua a ser a modalidade que mais títulos internacionais (7) ofereceu ao clube. Foi o 18º campeonato nacional conquistado pelo FC Porto na modalidade (18 títulos em 26 anos!).
Apesar de ainda faltarem dois títulos para alcançar o Benfica, o FC Porto continua a ser o clube português com mais títulos conquistados em todos os escalões da modalidade (séniores, juniores, juvenis, iniciados e infantis). A nível internacional, o Hóquei conquistou 2 Taças dos Campeões Europeus, 2 Taças das Taças, 2 Taças CERS e 1 Supertaça/Taça Continental.
O 'Octa' foi garantido em Viana do Castelo, frente à Juv. Viana. Uma vantagem por 5-4 (após prolongamento e golo de ouro) marcou a 3ª e definitiva vitória do FC Porto no 'play-off' (um sistema implementado recentemente e que valoriza ainda mais os títulos do FC Porto, eterno vencedor da fase regular).
Quanto à Juv. Viana, valorizou muito a 8ª vitória consecutiva do FC Porto na modalidade, pois além de ter vencido um jogo do 'play-off', ainda nos obrigou a jogar dois prolongamentos.
Depois da geração de Vítor Hugo, Franklim e Realista, entre outros, ter vencido 8 campeonatos em apenas 9 épocas (a série foi interrompida por um título do Sporting, em 1988), é agora a vez da geração de Filipe Santos, Edo Bosh e Reinaldo Ventura, entre outros, garantir 8 títulos consecutivos. Notável!
Agora, fica apenas a faltar o título europeu, que a melhor geração de hoquistas do FC Porto venceu em duas ocasiões, durante a década de 80. Com mais este título, o FC Porto também consolida a 3ª posição no ranking mundial de clubes com mais títulos conquistados (nacionais e internacionais). O Barcelona lidera esta tabela, com 89 títulos, seguindo-se o Novara (que nunca foi campeão da Europa), com 58 títulos, e o FC Porto, com 53.
Mas o Octacampeonato marca um recorde nacional muito mais relevante, isto porque é a primeira vez que um clube garante 8 títulos consecutivos no conjunto das 5 modalidades com mais história no Desporto português.
Com o 'Octa' no Hóquei, o FC Porto supera os melhores registos do Sporting (venceu 5 títulos consecutivos no Andebol), do Instituto Superior Técnico (venceu 7 títulos consecutivos no Voleibol), do Benfica (venceu 7 títulos consecutivos no Basquetebol) e do próprio FC Porto, que no Futebol venceu 5 títulos consecutivos (Penta). Ou seja, falamos de uma marca muito difícil de superar nas próximas gerações. E atenção, porque na próxima época o Hóquei em Patins muda-se para o inferno do «Dragãozinho». Se a isto juntarmos o anunciado regresso ao FC Porto de Pedro Gil (um 'hoquista à FC Porto' que representava o Réus e que se vinculou aos Octacampeões para as próximas 3 épocas), estão reunidas as condições para atacar o 9º título consecutivo. Na próxima época, o Hóquei merece ter o «Dragãozinho» sempre lotado.
Este ano, só faltou garantir o título no Basquetebol para o FC Porto fazer o pleno nas 4 modalidades (continuamos sem o Voleibol). Ao 'Tetra' no Futebol, seguiu-se o regresso aos títulos no Andebol e o 'Octa' no Hóquei em Patins. Fantástico!
Perante estes resultados, o FC Porto deveria ponderar seriamente a hipótese de expandir o eclectismo. Não se poderia fazer um esforço para recuperar duas modalidades históricas do clube, o Voleibol e o Ciclismo?

Sem comentários: