sábado, 20 de junho de 2009

A «foto do dia» - O programa oficial do Torneio de Amesterdão (1987)

À medida que a pré-época se aproxima, vamos começar a recuperar alguns jogos e torneios de Verão em que o FC Porto se viu envolvido.
Hoje, recuamos à nossa primeira participação no Torneio de Amesterdão com a capa do programa oficial dessa edição da prova.
Em 1987, a competição foi baptizada de 'Amsterdam 712', em virtude de ter sido a 12ª edição da prova. O Ajax tinha organizado o torneio pela primeira vez em 1975, de forma a celebrar os 700 anos da cidade de Amesterdão (1275-1975), ou seja, os organizadores da prova limitaram-se a ir acrescentando um dígito à medida que se foram realizando mais edições da competição ('Amsterdam 701', 'Amsterdam 702',...).
A 12ª edição do torneio realizou-se nos dias 7 e 9 de Agosto de 1987, e contou com as presenças do Ajax, do FC Porto, do Torino e do Dinamo de Kiev (tinha vencido a prova no ano anterior).
Apesar de ter chegado a Amesterdão como campeão europeu (tinha derrotado o Bayern dois meses antes, em Viena), o FC Porto terminou a competição em 4º lugar, com um empate e uma derrota. Curiosamente, a derrota deu-se com o Dinamo de Kiev, na primeira vez que os dois clubes se defrontaram depois das meias-finais da Taça dos Clubes Campeões Europeus 1986/87. Os ucranianos desforraram-se das duas derrotas infligidas pelo FC Porto na TCE com uma vitória por 1-0, logo no primeiro jogo do torneio. No mesmo dia, o Ajax venceu o Torino por 2-1, acabando por conquistar essa edição da competição depois de empatar (1-1) com o FC Porto na 2ª jornada (o Torino venceu o Dinamo de Kiev, por 1-0).
Ou seja, os holandeses contabilizaram 3 pontos, contra apenas 2 de Torino e Dinamo de Kiev, e apenas 1 do FC Porto. Essa foi a 4ª vitória do Ajax no célebre torneio por si organizado.

Sem comentários: