segunda-feira, 12 de maio de 2008

«Curiosidades FCP» - O Hóquei nos anos 90

Numa altura em que a equipa de Hóquei em Patins do FC Porto está a uma vitória da final do play-off (venceu no Sábado a Juventude de Viana por 4-2), aproveitamos para recuperar uma foto de uma equipa de Hóquei em Patins do FC Porto do final dos anos 90.
Depois da saga vitoriosa dos anos 80, o FC Porto viveu um período de renovação logo no início da década de 90. Durante esse período, o FC Porto esteve 7 anos sem vencer o campeonato nacional, de 1990/91 até 1998/99. Em finais da década de 90, o FC Porto voltou a reunir um dos plantéis mais fortes de sempre do Hóquei em Patins português. O conceituado António Livramento tinha ao seu dispor um plantel com alguns jogadores das camadas jovens do FC Porto e outros que, pela sua experiência, foram o complemento perfeito para as vitórias que se seguiram.
A imagem foi captada no antigo Pavilhão Américo de Sá e nela é possível identificar os já na altura experientes Tó Neves, Pedro Alves e Paulo Alves, enquanto que os ainda jovens Reinaldo Ventura e Filipe Santos davam o toque de irreverência ao plantel do FC Porto dessa altura. Depois de vencer as Taças de Portugal de 1995/96 e 1997/98, o FC Porto regressou aos títulos de campeão em 1998/99. Depois disso, seguiram-se 7 títulos em apenas 8 anos. E se voltar a vencer o campeonato nacional esta época, o FC Porto atingirá o Heptacampeonato! Um registo impressionante e difícil de igualar nas próximas gerações.

1 comentário:

Anónimo disse...

Amigo:


Mais que a equipa (alguns ainda lá estão) impressiona-me vislumbrar o extinto Pavilhão.

Quanto à modalidade... Deus olhe pelo Senhor Ilídio Pinto.

Um abraço