domingo, 18 de maio de 2008

A «foto do dia» - O «HSV Journal» de Novembro de 1989

Hoje recuperamos uma primeira página do «HSV Journal» que antecipava os Oitavos-de-final da Taça UEFA, época 1989/90, entre o FC Porto e o Hamburgo.
O «HSV Journal» é uma publicação que acompanha o dia-a-dia do clube alemão. Nesta edição, de Novembro de 1989, o grande destaque foi a visita do FC Porto ao Volksparkstadion para defrontar o Hamburgo, na 1ª mão dos Oitavos-de-final da Taça UEFA 1989/90.
Depois de eliminar o Flacara Moreni (Roménia) e o Valência (Espanha), o FC Porto discutiu o acesso aos Quartos-de-final com o Hamburgo, que acabou por eliminar o FC Porto. Depois de ter perdido em Hamburgo por 1-0 (golo de Von Heesen aos 48'), o FC Porto venceu a 2ª mão da eliminatória mas a vantagem não foi suficiente para aceder aos Quartos-de-final. Apesar de ter sido derrotado por 2-1 (Eck aos 42', Nascimento aos 45' e Jorge Couto aos 63'), o Hamburgo seguiu em frente graças ao golo marcado no Porto. Esse jogo ainda é hoje muito recordado devido à péssima actuação do árbitro que protegeu claramente os alemães. Já com o resultado em 2-1, Geraldão cabeceou uma bola e, sobre o risco de baliza, um jogador alemão evitou o golo com o braço. O árbitro nada assinalou...
No final da partida, os protestos do público e dos responsáveis do FC Porto valeram uma multa da UEFA e a interdição das Antas, sendo o FC Porto obrigado, na época seguinte, a defrontar o Portadown (Irlanda do Norte) em Setúbal, no Estádio do Bonfim.
Depois de ultrapassar o FC Porto, o Hamburgo seria eliminado logo na eliminatória seguinte pela Juventus, de Rui Barros.
Os dois clubes voltaram a encontrar-se recentemente na fase de grupos da Liga dos Campeões, época 2006/07, tendo o FC Porto vencido os dois jogos frente aos alemães, por 4-1 no Dragão e por 3-1 em Hamburgo.

Sem comentários: