sábado, 17 de maio de 2008

A «foto do dia» - Um «onze» de início da década de 70

Hoje recuamos até ao período de travessia do deserto, entre 1959 e 1978, com uma foto de um «onze» do FC Porto de inícios da década de 70.
Antes do celebradíssimo título de 1977/78, o FC Porto passou por um período difícil com várias épocas sem conseguir lutar pelos primeiros lugares do campeonato. Aliás, nessa altura o FC Porto ficou várias vezes fora dos lugares do pódio e até chegou a classificar-se em 9º (!) lugar (em 1969/70), o que seria impensável actualmente. Apesar de nesse período terem passado pelo FC Porto alguns treinadores conceituados (Tommy Docherty, Fernando Riera, Béla Guttmann e Branko Stankovic, entre outros), o clube mantinha-se arredado dos títulos. Mas antes da conquista do campeonato de 1977/78, o FC Porto esteve muito perto de se sagrar campeão nacional em 2 ocasiões: em 1961/62, quando foi segundo classificado a 2 pontos do Sporting, e em 1968/69, quando voltou a ser segundo a 2 pontos do Benfica.
Na foto é possível identificar alguns jogadores que ficaram na história do clube mas que durante o final dos anos 60 e início da década de 70 não venceram qualquer troféu no FC Porto. Nobrega, Abel, Pavão, Rolando e o guarda-redes Rui, entre outros, apesar da sua qualidade não tiveram a possibilidade de festejar qualquer título.
Em cima (da esq. para a dir.): Manhiça, Pavão, Leopoldo, Rolando, Gualter, Rui;
Em baixo (da esq. para a dir.): Ricardo, Béné, Nobrega, Abel, Lemos;

PS: relativamente à foto, quem souber de que época e de que jogo se trata faça favor de acrescentar. Obrigado.

3 comentários:

Anónimo disse...

Não é o Valdemar mas sim o Gualter.

Anónimo disse...

Sim senhor, é o Gualter.

E a foto respeita à época de 1971/
72, dos 4-0 ao Benfica (todos os golos de Lemos), e, já agora, 2-2 na Luz (mais dois golos de Lemos).

E lá está o Nóbrega, melhor que o Quaresma e o Tarik juntos, podem crer.

Ricardo Vara disse...

Como parece ser consensual que se trata do Gualter, vou corrigir ainda hoje.
Um abraço e obrigado.