quinta-feira, 8 de maio de 2008

A «foto do dia» - O bilhete do PSV Eindhoven - FC Porto, época 1988/89

Foi uma das piores noites europeias do FC Porto dos últimos 30 anos. Jogava-se a 1ª mão da 2ª eliminatória da Taça dos Clubes Campeões Europeus, época 1988/89, entre o FC Porto e o PSV Eindhoven.
Depois de eliminar o HJK Helsinki na 1ª eliminatória da competição, o FC Porto, orientado por Quinito, media forças com o campeão holandês, orientado por Guus Hiddink. A 1ª mão disputou-se no Philips Stadium a 26 de Outubro de 1988. Foi uma noite de terror para o FC Porto. 5 golos sofridos, no espaço de 38 minutos, acabaram com o jogo e com a eliminatória. Um autêntico pesadelo em Eindhoven!
Wim Kieft inaugurou o marcador logo aos 15 minutos e, ainda antes do intervalo, Ellerman (aos 37') e Ronald Koeman (aos 42') elevaram a contagem para 3-0. Logo a abrir a segunda parte, os holandeses voltaram a marcar, desta vez por Anton Janssen, aos 51 minutos. O pesadelo terminou aos 53 minutos, com mais um golo de Ronald Koeman. Apesar de derrotado em Eindhoven, o FC Porto conseguiu atenuar essa goleada com uma vitória (2-0) no jogo da 2ª mão, com golos de Rui Águas e Domingos. Depois de ter vergado o FC Porto, o PSV seria eliminado logo na eliminatória seguinte, pelo Real Madrid.

Sem comentários: