terça-feira, 27 de maio de 2008

A «foto do dia» - O bilhete do FC Porto - Tottenham, Taça das Taças, época 1991/92

Hoje recuamos aos Oitavos-de-final da extinta Taça dos Clubes Vencedores das Taças, época 1991/92. O bilhete é relativo à 2ª mão da eliminatória, entre o FC Porto e o Tottenham Hotspur. Um bilhete caríssimo (6 contos!) e que apresenta duas gralhas: disputava-se a 2ª mão (e não a 1ª como indicado no topo) e o jogo das Antas disputou-se a 7 de Novembro de 1991 (e não a 23 de Outubro de 1991, data do jogo da 1ª mão).
Depois de derrotar o Valletta FC (Malta) na 1ª eliminatória, o FC Porto, de Domingos e Kostadinov, defrontava o Tottenham, de Gary Lineker, nos Oitavos-de-final. Os Spurs tinham vencido a Taça de Inglaterra no ano anterior e apresentavam-se como um dos principais candidatos a vencer a Taça das Taças.
Depois de ser derrotado por 3-1 (Lineker aos 14', Durie aos 32', Kostadinov aos 51' e Lineker aos 83') no White Hart Lane, em Londres, o FC Porto de Carlos Alberto Silva necessitava de marcar pelo menos dois golos nas Antas para poder seguir em frente.
A 2ª mão disputou-se a 7 de Novembro de 1991 e, apesar de ter dominado o encontro desde o início, o FC Porto não conseguiu marcar qualquer golo, registando-se um empate (0-0) no final da partida. Seguiu o Tottenham para os Quartos-de-final. Mas os ingleses, apesar de serem um forte candidato a erguer o troféu, seriam eliminados logo na eliminatória seguinte pelo Feyenoord.

Sem comentários: