segunda-feira, 12 de maio de 2008

A «foto do dia» - FC Porto - Juventus, Final da Taça das Taças 1983/84

Regressamos à Final da Taça das Taças, entre o FC Porto e a Juventus, com uma foto de um lance dessa partida. Uma autêntica relíquia a preto e branco!
Paolo Rossi, Boniek, Jaime Pacheco e António Sousa disputam uma bola perante o olhar do árbitro da ex-RDA, Adolf Prokop. O árbitro alemão acabou por ser o alvo dos responsáveis e dos jogadores do FC Porto que, no final da partida, consideraram que a arbitragem de Prokop influenciou o resultado (2-1). Apesar de algumas decisões controversas da equipa de arbitragem, a falta de experiência internacional talvez tenha sido o maior adversário do FC Porto na final de Basileia, além da superior qualidade da Juventus de Geovanni Trappatoni. Os italianos formavam uma super equipa que nessa altura era a espinha dorsal da selecção italiana. Tacconi, Gentile, Scirea, Cabrini, Tardelli, Platini, Paolo Rossi e Boniek, entre outros, formavam um plantel fantástico e que no ano seguinte seria campeão da Europa, ao vencer (1-0) o Liverpool no Heysel, em Bruxelas.
Depois da primeira experiência em Basileia, o FC Porto regressaria a uma final europeia 3 anos depois, vencendo o Bayern em Viena.

2 comentários:

Anónimo disse...

Esta foi uma das taças europeias que o bandalho do Platini conquistou com batota.Outra foi no Heysel e por certo terá outras... Outras memorias em www.memoriaazul.blogspot.com

Anónimo disse...

Alguém tem uma foto/imagem da equipa que jogou a final?