domingo, 12 de abril de 2009

14 pontos para o tetra!

A contagem decrescente continua. A partir de hoje, ficam a faltar 14 pontos para a reconquista do título. Com mais 3 jogos fora de casa e outros tantos no Dragão, o FC Porto pode dar-se ao luxo de vencer apenas 4 partidas (se empatar as outras duas) até final do campeonato.
Apesar de Jesualdo Ferreira ter alertado para o excesso de euforia, não podemos deixar de registar que a cumplicidade entre os adeptos e a equipa é cada vez maior. A turba portista anda confiante. Há vibrações positivas no Dragão!
Hoje, frente ao E. Amadora, mais uma vitória (3-0) convincente e que deixa pouca margem para utilizar outros adjectivos. O FC Porto até nem entrou bem no jogo, mas fez um segundo tempo de grande qualidade. Muita pressão sobre o portador da bola e rápidas combinações de ataque aniquilaram o E. Amadora.
Com poucas oportunidades de golo criadas na primeira-parte, houve necessidade de convocar a precisão de Bruno Alves para, num livre directo, desbloquear o jogo. Foi a recompensa perfeita depois daquela oferta que Wayne Rooney não desperdiçou no jogo da 'Champions'.
A segunda-parte trouxe o FC Porto do futebol abrasivo e que não se contenta com a diferença mínima no marcador. Nesse período, foi altura de convocar o instinto goleador de Ernesto Farías. Um dos maiores goleadores da história do River Plate tem que ter alguma qualidade. Neste momento, não há nada a apontar ao ponta-de-lança argentino. Quando joga, Farías marca sempre!
Nas últimas semanas, o FC Porto tem aliado o bom futebol à eficácia na finalização. A equipa joga um futebol fluído e alegre. Vai ser difícil roubarem-nos pontos até ao final da Liga. Os nossos adversários directos dizem que o FC Porto está muito forte... E estamos mesmo!
Falta saber se o desgaste físico dos jogos da 'Champions' vai ou não condicionar o futebol dos tricampeões. Pela amostra de hoje, é pouco provável.
Com a equipa a não vacilar, perante a enorme quantidade de jogos das últimas semanas, têm surgido diversos elogios à qualidade do plantel e ao acerto nas contratações. Julgo que, neste particular, o FC Porto não faz melhores nem piores escolhas que os seus adversário directos. Na Luz e em Alvalade também há jogadores com potencial, a diferença é que o FC Porto cria condições para os seus profissionais evoluirem e atingirem determinado nível competitivo. Alguns chamam-lhe mística, eu prefiro chamar-lhe cultura de vitória. O FC Porto potencia a cultura de vitória!

4 comentários:

dragao vila pouca disse...

O Dragão, preguiçou, despertou e brilhou.


Resumidamente, foi isto que se passou a noite passada no Estádio do Dragão.

A preguiça durou cerca de 30 minutos e durante esse período, o F.C.Porto estava na Lua, parecia levitar, via o Estrela jogar e não reagia. Jesualdo, atento, colocou Hulk e Guarín a aquecer e a equipa sentiu o toque, desceu à Terra, despertou, arrepiou um pouquito e marcou, num excelente golo de B.Alves na marcação de um livre - bem mereceu o central portista, depois da azarada noite de terça-feira. Pouco mais há para dizer a não ser que o Estrela, que se bateu muito bem, talvez não merecesse ir para intervalo a perder.

Na segunda-parte já foi um Porto muito melhor: mais rápido, mais pressionante, mais poderoso e aí, o Estrela deixou de incomodar, os golos surgiram com naturalidade e o brilho da exibição portista, não sendo de outra Galáxia, foi muito razoável e dentro do que se exige a uma equipa com as responsabilidades da equipa do F.C.Porto. Para isso muito contribuiu, Hulk, que com as suas arrancadas, o seu entusiasmo pelo jogo e as suas diagonais, ajudou a deslocar e desmoronar, uma defesa, que até aí, tinha estado muito bem, principalmente, N.André Coelho, jogador emprestado pelo F.C.Porto, que fez uma exibição irreprensível, mostrando ao público portista, que está ali um senhor defesa-central, um central, na linha da magnífica escola de centrais do F.C.Porto - J.Costa, R.Carvalho, F.Couto, B.Alves, etc..

Missão cumprida, sem que ninguém ouse contestar o mérito da vitória do F.C.Porto, num jogo sem casos, mas com uma arbitragem fraquita.

Pode agora, o F.C.Porto, preparar com calma, com tranquilidade e com o sentimento do dever cumprido, a partida frente ao Manchester, da próxima quarta-feira. Estamos num ponto alto das nossas capacidades, físicas, técnicas e psicológicas. Sabendo que não vai ser fácil e que vamos ter de sofrer muito, acredito que todos juntos - equipa e público -, vamos conseguir. Nós merecemos!

Hermínio só teve o que merecia. Levou uma grande assobiadela e saiu - ou fugiu? - a correr.

Boa Páscoa

Dragao e Tripeiro disse...

O Porto parecia nao querer acordar do Teatro dos Sonhos e teve um inicio dorminhoco, apagado, digno de um jovem que chega a casa às 6 da manha e lhe é pedido para se levantar para o almoco... Jesualdo, qual pai destes jovens, percebeu a apatia e fez entrar Hulk e Guarin e fez bem. O Porto acordou, fez-se atrevido, chegou ao golo por Bruno Alves, que ja está perdoado... ou já estava, fabulosas sao as suas exibicoes sempre e nao seria uma jogada de azar que iria roubar a nossa confianca neste jogador de luxo!

O resto é história, mais 2 golos de Farías que tem cumprido sempre que é chamado, a mim parece-me que o Professor tem um arsenal de armas bélicas secretas naquele banco, ou há-de ser Mariano ou Farías... e cuidado Lisandro que tens andado apagado...

O Estrela já passou, agora dia a dia aumenta o nervoso miudinho... aquele que só nós sabemos o que é, nós e as grandes equipas. Em Portugal só o sentimos nós...

Feliz Páscoa

Anónimo disse...

Comentário inserido no blog "Vedeta ou Marreta?" de "infiéis", em post onde Jesualdo é "marreta":
Vocês é que são um esterco... Jesualdo Ferreira é um digno e categorizado profissional que ganhou onde tinha condições para ganhar, onde souberam aproveitar a suas grandes e inestimáveis qualidades de homem que sabe gerir pessoas e a equipa. Vocês desculpam os vossos insucessos culpando quem menos culpa tem. Os vossos treinadores, um após outro saiem daí vergados à derrota, ao fracasso. Senão vejamos:
- Artur Jorge foi Campeão Nacional e Campeão Europeu no FC Porto e acabou despedido no Benfica;
- Ivic, Campeão Nacional e vencedor da Taça Intercontinental no FC Porto, foi despedido no Benfica;
- José Mourinho foi Campeão Nacional e Campeão Europeu no FC Porto e tinha-se despedido no Benfica;
- Fernando Santos foi Campeão Nacional no FC Porto, sendo despedido no Benfica;
- Jesualdo Ferreira foi Campeão no FC Porto e havia sido despedido do Benfica.
É preciso mais para provar o que está provado? Que o vosso Benfas é um cemitério de treinadores?
Vocês são uns fanáticos convencidos. Mas ainda bem. Continuai assim, de derrota em derrota, e sempre a queixarem-se dos outros.
Sois fantásticos... Sois fanáticos... E tristes!
Fernando Moreira - Vila Real

Dragaopentacampeao disse...

Foi um treino agradável, se exceptuarmos os primeiros vinte minutos onde o FC Porto patenteou uma atitude pouco aconselhável.

Depois, corrigiu e deu para gerir o esforço, o plantel e as emoções.

Entretanto, o bom comportamento em Old Trafford contra uma das melhores equipas do mundo não pode nem deve levar-nos a euforias desmedidas. Ainda não os eliminamos e não deixamos de ter um grande problema para resolver.

No Dragão, teremos que manter a ambição, o espírito de grupo, a atitude de campeão, a concentração (não podemos continuar a dar tiros nos próprios pés, com «ofertas» incríveis), se pretendemos seguir em frente.

Tenho consciência das dificuldades que aí vêm mas também a confiança de que temos uma palavra a dizer.

Força rapazes. Apoio não vos faltará.