domingo, 19 de abril de 2009

«Curiosidades FCP» - Fernando Couto

Hoje, o «Curiosidades FCP» é um autêntico «descubra as diferênças». O alvo do 'post' é Fernando Couto, que, ultimamente, tem sido visto com alguma regularidade na tribuna do Estádio do Dragão, ao lado do seu amigo Vítor Baía (será prenúncio de um regresso?). O antigo defesa central do FC Porto é um dos futebolistas portugueses que mais tempo andou imigrado. No total, foram 14 (!) épocas em representação de 3 clubes estrangeiros: Parma, Barcelona e Lazio.
Além de possuir um vasto palmarés, o antigo nº 5 do FC Porto é dos poucos futebolistas que se pode orgulhar de ter vencido o Campeonato, a Taça e a Supertaça em todos os países onde jogou. Em Portugal, Espanha e Itália, Couto venceu essas 3 competições ao serviço de, respectivamente, FC Porto, Barcelona e Lazio. No entanto, o antigo defesa central do FC Porto também se pode orgulhar de ter vencido títulos em todos os clubes que representou (excepto quando esteve emprestado ao Famalicão e à Académica), pois ao serviço do Parma também conquistou uma Taça UEFA.
A nível internacional, só lhe faltou vencer a Liga dos Campeões (venceu 2 Taças das Taças, uma pelo FC Barcelona, em 96/97, e outra pela Lazio, em 98/99, e 1 Taça UEFA, pelo Parma, em 94/95).
É curioso que também foi no clube que representou durante mais tempo que Fernando Couto marcou mais golos. Nas 7 épocas em que representou a Lazio, Couto marcou 12 golos, um registo que supera os golos marcados ao serviço do FC Porto (10), Parma (6), e Barcelona (1).
Fernando Couto chegou ás camadas jovens do FC Porto depois de ter representado o Espinho e o Lusitânia de Lourosa. A sua chegada ao clube também coincidiu com as primeiras referências elogiosas ao seu impressionante físico e excelente jogo de cabeça. O Prof. Hernâni Gonçalves foi dos primeiros a reparar no jovem central, caracterizando-o de 'excêntrico'!
A partir dessa altura, e em cada clube que representava, sucediam-se as alcunhas. No Parma, a sua farta cabeleira valeu-lhe a alcunha de 'Sansone' (Sansão), enquanto que no Barcelona foi apelidado de 'Tarzan de Camp Nou'. No entanto, foi em Itália que melhor o caracterizaram, ao atribuirem-lhe a alcunha de 'Il Dolce Gladiatore' (O Doce Gladiador), pois ao perfil rebelde e de constante atrito com os adversários juntava um comportamento cordial para com colegas e adeptos.
No FC Porto, Fernando Couto teve o privilégio de encontrar alguns defesas centrais que marcaram a história mais recente do clube. Aloísio, José Carlos e Jorge Costa foram os 3 companheiros com quem partilhou o centro da defesa da FC Porto. Das várias parcerias, destaca-se a que manteve com Aloísio, durante o reinado de Carlos Alberto Silva. Nessas duas épocas, a dupla chegou a ser considerada uma das mais fortes da Europa.

1 comentário:

Anabela Pinheiro disse...

Fernando Couto,é para mim,o melhor defesa central de sempre!!!
Admiro-o como futebolista e como pessoa!!!
Espero,que regresse à " nossa casa"!!!
Que volte rápido!!!