quarta-feira, 1 de abril de 2009

Será a despedida do 'capitão' ?

Apesar de, actualmente, ser Lucho González a ostentar a braçadeira de 'capitão' do FC Porto, o primeiro 'capitão' de equipa continua a ser Pedro Emanuel (julgo que o maior reconhecimento que o FC Porto lhe prestou foi ter-lhe atribuído a braçadeira de 'capitão' mesmo sem ter sido formado no clube). No entanto, a sua pouca utilização no «onze» inicial parece que o vai obrigar a colocar um ponto final na carreira, terminando como 'capitão na sombra'.
É curioso que Pedro Emanuel está agora a passar por uma situação semelhante à de Vítor Baía. No FC Porto de Co Adriaanse, o «99» também era o primeiro 'capitão' de equipa. No entanto, como na altura era suplente de Helton, assumía Pedro Emanuel a braçadeira.
Com 34 anos, e em final de contrato, é provável que Pedro Emanuel fique mesmo por aqui. Prestamos-lhe, por isso, uma pequena homenagem, desejando ao mesmo tempo que os responsáveis da SAD assumam que pode estar aqui um homem com perfil para vir a assumir outras funções. Mesmo não possuindo o carisma de outros 'capitães', como Fernando Gomes, João Pinto ou Jorge Costa, por exemplo, Pedro Emanuel tem a mesma influência e voz de comando no balneário que aqueles sempre demonstraram. Não será surpreendente se continuar ligado ao FC Porto.
Apesar de ter sido formado nas escolas do Boavista, Pedro Emanuel representou o FC Porto durante 7 épocas consecutivas (esteve 6 épocas nos séniores do Boavista) e, se o FC Porto conquistar o tetra, vencerá o seu 6º campeonato nacional desde que chegou ao clube (foi campeão nacional com 3 treinadores diferentes: José Mourinho, Co Adriaanse e Jesualdo Ferreira).
É curioso que ele é um dos poucos jogadores portugueses (a par de Rui Óscar e Jorge Couto) que foram campeões nacionais ao serviço de dois clubes da cidade do Porto.
Ao serviço do FC Porto, venceu as 3 principais competições (Liga, Taça de Portugal e Supertaça) que o FC Porto disputou a nível nacional (só lhe faltou vencer a Taça da Liga) e venceu as 3 principais competições (Liga dos Campeões, Taça UEFA e Taça Intercontinental) que o FC Porto disputou a nível internacional (só lhe faltou vencer a Supertaça europeia). Vale a pena jogar no FC Porto!A sua participação nas finais internacionais que o FC Porto disputou recentemente é muito semelhante à do ex-médio centro Quim. Este ex-jogador do FC Porto, apesar de não ter tido o estatuto de 'jogador titular', também teve um percurso idêntico nas finais que o FC Porto disputou no final da década de 80. Senão reparem, foram ambos titulares numa final (Quim foi titular em Viena e Pedro Emanuel foi titular em Yokohama) e foram ambos suplentes utilizados noutras duas (Quim foi suplente utilizado em Tóquio e na 1ª mão da Supertaça europeia, e Pedro Emanuel foi suplente utilizado em Gelsenkirchen e em Sevilha).
Além disso, o actual 'capitão' do FC Porto foi o marcador do último penalti que derrotou o Once Caldas na final da Taça Intercontinental. Foi um 'capitão' com menos carisma do que outros mas também ficou na história. Obrigado Pedro!

PS: o 'paixaopeloporto.blogspot.com' foi notícia no programa 'À Lei da Bola'. Parcería entre 'O SAPO Vídeos' e as 'Produções Fictícias', o programa conta com 3 convidados, cada um deles associado a um dos «3 grandes». O convidado portista, Pedro Marques Lopes, fez uma referência ao 'blog' na sua última intervenção. Além de ser um dos protagonistas do 'À Lei da Bola', Pedro Marques Lopes também é, ao lado de Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira e Luís Pedro Nunes, um dos participantes no 'Eixo do Mal', programa de debate da 'SIC Notícias'.
O meu obrigado ao Pedro pela referência ao 'blog'. Confirmar em http://videos.sapo.pt/aj7Dg2WwRvRYjkcJBvZC

5 comentários:

dragao vila pouca disse...

Não tendo nascido portista, vestiu muito bem a camisola azul e branca e vai ficar na História gloriosa do F.C.Porto, como alguém que ganhou tudo.

Um abraço

Paulo Moreira disse...

Ao Pedro Emanuel realmente só lhe falta ter nascido portista, mas representa tudo aquilo que é ser jogador do FC Porto.
Espero que termine em grande e que o clube lhe faça uma merecida homenagem, que não fez a outros.

Abraço

Anónimo disse...

... tendo, lamentávelmente, no seu curriculum, o "despedimento" de Co Adriansen.

João Ribas disse...

Lá estão estes «Anónimos» cheios de Fantasmas na tola.. Dasse!!

Mas, então o que dizer de TODOS os Jogadores do Benfica que ano após ano "despedem" os seus Treinadores...? LOL

carneiro disse...

Apoiado.