sábado, 4 de abril de 2009

«Curiosidades FCP» - O mandato de Sebastião Ferreira Mendes

Recuamos ao início da década de 30 com duas equipas que representaram o FC Porto durante aquele período, a nível directivo e no Futebol.
A primeira foto, mostra-nos a equipa directiva da gerência de Sebastião Ferreira Mendes, que liderou os destinos do clube em dois períodos distintos: de 1927 a 1928, e de 1932 a 1934. A segunda, mostra-nos a equipa de Futebol do FC Porto que garantiu a conquista do Campeonato de Portugal (competição que antecedeu a Taça de Portugal), relativo à época 1931/32.
1ª foto: Em pé: Eduardo Barbosa, Bento José Correia, António Manuel Ramos e José Dias Tavares; Sentados: Manuel Mesquita, Sebastião Ferreira Mendes e António da Mota Freitas;
A segunda presidência de Sebastião Ferreira Mendes (em cima, na foto) ficou ligada a um dos períodos de maior crescimento do FC Porto a nível desportivo. Além dos títulos regionais (Campeonato do Porto) e nacionais (Campeonato de Portugal) que a equipa de Futebol conquistou, essa presidência também ficou marcada pelo início da prática do Andebol do FC Porto e pela transferência da sede do FC Porto para a Praça do Município (actual Praça General Humberto Delgado).
Este antigo Presidente do FC Porto também acabou por ficar ligado a dois acontecimentos singulares da vida do clube. Foi na fábrica da qual era proprietário que o ex-jogador Pinga necessitou de dissimular uma suposta prestação de serviços, de forma a camuflar a verba que veio auferir depois de ter trocado o Marítimo pelo FC Porto.
Mais tarde, em 1935, o ex-Presidente do FC Porto voltaría a ser notícia. Um grupo de sócios do FC Porto, liderados por Bento Correia e Sebastião Ferreira Mendes, iniciaram uma subscrição pública que tinha como objectivo oferecer medalhas aos jogadores do FC Porto que conquistaram o primeiro Campeonato da Liga, em 1934/35.
Quanto à equipa de Futebol da foto, conquistou o 3º Campeonato de Portugal na história do clube, precisamente durante a presidência de Sebastião Ferreira Mendes. Esta foi a célebre equipa que, a 17 de Julho de 1932, venceu o Belenenses na Finalíssima disputada em Coimbra. Nesse jogo, o FC Porto de Mihaly Siska, Valdemar Mota, Acácio Mesquita e Pinga, entre outros, venceu o Belenenses por 2-1 (golos de Pinga, Acácio Mesquita e Bernardo).
Em cima, na foto, pode ler-se: «O grupo do Foot-Ball Club do Pôrto, Campeão de Portugal em Foot-Ball, na época 1931/32».

Sem comentários: