quarta-feira, 22 de abril de 2009

«Curiosidades FCP» - O FC Porto e a Taça de Portugal

Ao ultrapassar o E. Amadora, o FC Porto garantiu a 26ª presença no Jamor, para disputar a final da Taça de Portugal.
É curioso que, apesar do FC Porto, nos últimos 30 anos, deter a hegemonia do futebol português, continua atrás dos seus dois maiores rivais no que a conquistas da Taça de Portugal diz respeito. O FC Porto venceu apenas 13 títulos desde que a competição substituiu o antigo Campeonato de Portugal, em 1938/39. Ou seja, vencemos apenas metade das finais que disputámos, o que nos torna no clube com mais finais perdidas na prova. O Jamor não é sagrado para o FC Porto!
Ainda assim, nos últimos 30 anos o FC Porto tem conseguido inverter essa tendência. O clube venceu 10 Taças de Portugal após a «Revolução de Abril», ou seja, em 38 anos, de 1939 a 1977, o FC Porto venceu apenas 3 troféus!
Também foi durante esse período que o FC Porto passou mais tempo sem vencer a competição. Depois da vitória com Otto Bumbel, em 1958, houve necessidade de esperar 10 anos para voltar a conquistar a Taça de Portugal, com José Maria Pedroto.
Esse período marcou o maior jejum do FC Porto na competição, isto se exceptuarmos os 16 anos que foi necessário aguardar até à primeira vitória na prova, com Dorival Yustrich, em 1956.
A grande quantidade de finais perdidas também tem consequências no número de treinadores do FC Porto que já venceram o troféu. Foram apenas 10 os técnicos que ergueram a Taça no Jamor: Dorival Yustrich, Otto Bumbel, José Maria Pedroto (3), Tomislav Ivic, Artur Jorge, Bobby Robson, António Oliveira, Fernando Santos (2), José Mourinho e Co Adriaanse.
A lista revela-nos um dado ainda mais curioso: apenas 5 treinadores portugueses conquistaram a Taça de Portugal ao serviço do FC Porto, tendo José Maria Pedroto, em três ocasiões, e Fernando Santos, em duas, conquistado a Taça de Portugal mais do que uma vez quando orientavam o FC Porto.
O ainda reduzido número de troféus conquistados pelo FC Porto na competição pode dar a ideia que a Taça de Portugal não teve a mesma importância para o clube do que os campeonatos e troféus internacionais conquistados até hoje. No entanto, esta competição foi importantíssima para o FC Porto no momento mais complicado da vida do clube, naqueles 19 anos que passou sem vencer o campeonato nacional. Esse longo jejum foi intervalado com a conquista da Taça de Portugal, em 1967/68, com José Maria Pedroto.
Além desse registo, a Taça de Portugal continuará a ter um significado especial para o FC Porto, isto porque continuamos a ser o único clube português a conseguir vencer, na mesma temporada, o Campeonato, a Taça de Portugal e a competição europeia em que estivémos envolvidos (Taça UEFA, em 2003).
Apesar de ser o clube com mais finais perdidas (12) na competição, nos últimos 20 anos o FC Porto venceu a prova por 8 vezes e esteve presente em 11 finais, ou seja, o FC Porto disputou uma Final da Taça de Portugal a cada dois anos. Nada mau!

Sem comentários: