quinta-feira, 30 de abril de 2009

«Curiosidades FCP» - Os programas oficiais da Supertaça europeia

Recuamos ás 3 participações do FC Porto na Supertaça europeia com os 3 programas oficiais das finais que o FC Porto disputou na competição.
A Supertaça europeia foi criada em 1972 por Anton Witkamp, jornalista holandês do jornal 'De Telegraaf'. Numa primeira fase, de 1972 até 1997, havia necessidade de se disputarem duas eliminatórias para se apurar o vencedor do troféu, mas, a partir de 1998, só é realizado um jogo, sempre no 'Estádio Luís II', no Mónaco.
O FC Porto é dos poucos clubes europeus que experimentaram os dois formatos da competição, tendo jogado a final a duas mãos, frente ao Ajax, em 1988, e em apenas um jogo, frente ao AC Milan, em 2003, e frente ao Valência, em 2004.
Actualmente, o FC Porto é o 6º clube europeu com mais presenças na final da prova (ex-aequo com Manchester United e Real Madrid). O AC Milan é o primeiro clube desta lista, com 7 presenças. Seguem-se Barcelona (6), Liverpool (6), Bayern de Munique (4), Ajax (4), FC Porto (3), Manchester United (3) e Real Madrid (3).
No entanto, e apesar de ter disputado 3 finais, o FC Porto venceu a competição em apenas uma ocasião. Depois da vitória frente ao Ajax (2-0 no total das duas mãos), seguiram-se as recentes derrotas com AC Milan (0-1) e Valência (1-2).

1 comentário:

R.Moreira disse...

Posso dizer que estive nas duas no
Mónaco (grandes viagens de carro!)e
contra o Ajax nas Antas ...