quinta-feira, 16 de abril de 2009

Estivemos quase...

Vai ser um 'post' mais curto porque não é fácil escrever na ressaca de uma derrota europeia. Depois do 2-2 de Old Trafford, talvez a fasquia tenha ficado demasiado alta. Estávamos naquela altura da competição em que um pormenor poderia decidir o vencedor da eliminatória. Ronaldo 'sacou' um pormenor, Hulk não!
O FC Porto entrou mal no jogo da 2ª mão. Tinhamos pedido agressividade para evitarmos ter de correr atrás do prejuízo, mas o FC Porto trocou-nos as voltas e entrou macio. Só depois de Ronaldo marcar (uma autêntica 'pastilha' a 30 metros da baliza!) é que o FC Porto começou a querer agarrar no jogo. Já foi tarde porque logo a seguir perdemos Lucho Gonzalez.
No entanto, frente ao segundo maior candidato a vencer a prova (parece ser consensual que o Barcelona é o primeiro), o FC Porto fez tudo o que podia, acabando por terminar a competição no lugar que merece, entre os 8 melhores da Europa.
O FC Porto venceu em Istambul, venceu em Kiev, derrotou o Arsenal, empatou no Vicente Calderón e em Old Trafford. Já ninguém apaga esses dois épicos empates (2-2). O FC Porto fez uma bela 'Champions'.
Depois da derrota de ontem, poderá ficar-se com a ideia que o United não fez o suficiente em sua casa. Uma ideia errada, porque o FC Porto foi muito forte em Old Trafford. Desta vez, foi o United a trazer a lição bem estudada. Nota-se que do outro lado também está um grande treinador. Se assim não fosse, sería difícil colocar uma equipa com tantas 'estrelas' a jogar em harmonia. Além de muito fortes fisicamente, os ingleses interpretaram na perfeição o ambicioso '4-4-2' de Alex Ferguson.
O FC Porto também merece um grande elogio porque conseguiu manter a incerteza no resultado até ao último minuto. O United nunca controlou o jogo e, já no final da partida, o FC Porto até teve um ou outro cruzamento bem tirado, mas faltou o tal detalhe que só Ronaldo conseguiu inventar.
E agora, como se sai de uma ressaca europeia? Com uma vitória, claro! Temos que ir a Coimbra resgatar a auto-estima dos tricampeões. A época não acabou (fica-se com essa sensação quando se é eliminado da 'Champions') e há uma dobradinha para conquistar.

3 comentários:

Anónimo disse...

Caros amigos Portistas:
Lembro que quando a equipa estava num processo de reestruturação, eram mais que muitos os que "mandavam" embora o Jesualdo, o Hulk, até o... Pinto a Costa. Depois, quando a equipa se afirmou, "exigiram" a Liga dos Campeões!
Eu sou daqueles que está sempre com o FC Porto nas vitórias e nas derrotas. Tomara eu que as futuras derrotas acontecessem com o enquadramento da de ontem! Era sinal que o FC Porto chegava sempre aos quartos de final. Os portistas não devem confundir derrotas esporádicas, com o descalabro da incompetência e da incapacidade. Isso é lá para os lados da 2.ª circular... Os portistas devem apoiar o rigor, a competência, o profissionalismo. De que esta equipa, com o treinador incluído, é um bom exemplo.
O FC Porto, a continuar assim, vai dar-nos muitas e mais saborosas vitórias. Mas não regateemos o nosso apoio quando acontece um desaire. O FC Porto não merece que o abandonemos em algum momento. Que bom ouvir isto, da minha filha, acabada de chegar do Dragão: "Não conseguimos a vitória, mas estou orgulhosa, muito orgulhosa da nossa equipa, do nosso FC Porto!" Sim, devemos sentir orgulho, muito orgulho pelo que aqueles rapazes fizeram. E, assim, combater os frustrados da "mouraria".

Um abraço para todos os portistas. VIVA O FC PORTO!
Fernando Moreira - Vila Real

dragao vila pouca disse...

Não sou adepto de vitórias morais, mas também não sou de chorar sobre o leite derramado. Assim como não embandeiro em arco nas vitórias, não dramatizo demasiado as derrotas.
Estou orgulhoso do trajecto do F.C.Porto na C.League e muito contente por verificar o crescimento desta equipa, que na fase de grupos, chegou a dar a ideia de não ter capacidade para ir mais longe. Eramos o adversário preferido nos oitavos-de-final e eliminamos os espanhóis do Atlético, que ficaram surpreendidos com a nossa qualidade.Voltamos a ser o adversário preferido nos quartos-de-final e discutimos até ao último minuto, da segunda-mão, com o Campeão da Europa, do Mundo e de Inglaterra, a passagem às meias-finais e mais do que isso, no conjunto das duas mãos, não fomos inferiores. Espero sinceramente, que os profissionais do F.C.Porto tenham o mesmo sentimento que eu tenho, não se sintam tristes, desiludidos e muito menos, abatidos. O sonho acabou, mas não acabou a época e há uma Liga e uma Taça para conquistar.

Em Coimbra, no próximo Domingo, tenho a certeza que os adeptos portistas vão acorrer em massa e manifestar todo o carinho e apoio, à equipa, dizendo-lhe claramente, que nos sentimos orgulhosos por tudo que foi conseguido até aqui e dizendo-lhe também, que estarão do lado dela nesta fase importante da temporada, para a ajudar, com a sua presença, a atingir as vitórias necessárias para a conquista dos grandes objectivos desta época: o Campeonato e a Taça de Portugal.
Sobre o jogo, não posso deixar de dizer que esperava mais. Da equipa, mas também, de alguns jogadores, que hoje, não corresponderam às expectativas: Hulk, C.Rodriguez, principalmente, não jogaram nada, o que juntamente com a lesão de Lucho, fez o F.C.Porto, ficar aquém do rendimento esperado. Entramos mal no jogo, acusamos demasiado a responsabilidade, não fomos tão competentes, como temos sido e isso, contra equipas como o Manchester, é a morte do artista. Na primeira-parte então, foi o Porto do início de época que esteve em campo e não aquela equipa que surpreendeu a Europa.

Melhoramos um pouco no segundo período, mas ficamos longe, mesmo assim, do que já mostramos. Era preciso um Super-Porto, com todos no máximo das suas capacidades e hoje no Dragão, isso não aconteceu.

Nota final: o Manchester ontem, foi uma grande equipa e principalmente, uma equipa que fez valer a sua grande experiência. Defendeu exemplarmente e depois, teve em Anderson, um pivô que dinamizou todo o jogo da equipa. Tem jogadores com uma dimensão, que o F.C.Porto não tem, mas mesmo assim, não ganhou a eliminatória, da forma como esperava e teve de sofrer muito. É o melhor elogio que se pode fazer ao F.C.Porto.

PS- Hulk: espero que alguém coloque o Givanildo na ordem pois ele está a ter comportamentos de prima-dona e a discutir mais que a jogar. Está aliás, a ficar parecido com o pior Quaresma, o que não é bom augúrio.

Um abraço

Dragao e Tripeiro disse...

Depois de uma semana complicada a nível profissional, posso finalmente deixar o meu comentário à nossa eliminacao pelo campeao do mundo. O Porto caiu aos pés de uma das melhores equipas do mundo ( a detentora do título actualmente ). frente ao melhor jogador do mundo, e isto so pode acontecer porque o FC Porto está entre elas. Em tempo de cimeiras internacionais, podemos nos orgulhar de pertencer ao G8 do futebol europeu !