segunda-feira, 25 de julho de 2011

Está tudo intacto!

Estão a começar a ser uma tradição estes jogos de apresentação do FC Porto frente a equipas que, por bons motivos, ficaram na nossa história. Depois de em anos anteriores termos defrontado Celtic Glasgow, Ajax de Amesterdão, Lazio e Mónaco, foi agora a vez do Peñarol visitar o Dragão. Agora, fica a faltar o convite ao Bayern de Munique (o ‘cachet’ é mais elevado!).
Ontem, mesmo defrontando um adversário organizado e lutador, o FC Porto já foi capaz de mostrar algumas das virtudes que o acompanharam na época passada. Se recuarmos exactamente um ano, ao jogo de apresentação frente à Sampdoria, verificamos que a equipa está agora ainda mais bem preparada do que há um ano atrás. E o futuro próximo parece bem acautelado com jovens como James Rodriguez, Castro, Kelvin, Iturbe, Danilo e Alex Sandro, entre outros.
De facto, os 15 milhões de euros que o FC Porto arrecadou com a transferência de Villas-Boas para o Chelsea foram uma autêntica lotaria. Por dois motivos: permitiram ao FC Porto ter poder negocial nas transferências de dois jovens brasileiros (Alex Sandro e Danilo) e ganhar tempo para aguardar pacientemente pelas melhores propostas para alguns dos seus jogadores (Fernando, Rolando, Falcão,…). Ou seja, se a saída de Villas-Boas foi algo inesperada, a verdade é que também permitiu à SAD um súbito reforço dos cofres.
Positivo (+):
- a organização, coordenação e posicionamento do FC Porto: está tudo intacto!
- a atitude combativa de Kléber tem sido premiada com golos;
- Hulk: ao habitual prazer pelo jogo junta agora um discurso de gratidão ao clube;
- Varela: está a começar esta época de forma bem melhor do que acabou a anterior;
- Souza: a sombra de Fernando continua a pairar sobre a sua cabeça, mas parece agora um jogador mais confiante, só lhe falta chegar um pouquinho ‘mais à frente’ e tentar o remate de meia-distância;
Negativo (-):
- Walter, o glutão, voltou a chegar pesadíssimo das férias e já se viu ultrapassado por Kléber como primeira alternativa a Falcão;

Sem comentários: