segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Um jogo entretido

Os embates com o Vitória de Guimarães são sempre muito disputados e com alguma fricção à flor do relvado e este também não fugiu à regra.
O FC Porto entrou dominador no jogo, com boa circulação de bola e muita fluidez no entanto deu sempre algum espaço na sua retaguarda, que poderia ter causado alguns amargos de boca. O primeiro golo da equipa portista, conseguido por Rolando isolado na grande área depois de um passe magistral de James Rodrigues, deu alguma tranquilidade e permitiu criar novas dinâmicas especialmente no ataque, mostrando um dragão seguro e um Vitória a jogar na expetativa.
No reinício da partida o FC Porto asfixiou completamente o seu adversário e chegou facilmente aos dois zero, num bom golo de João Moutinho depois de uma tabela com Kléber, é também para isto que um ponta-de-lança serve.
O desafio entrou numa toada de total domínio da equipa azul e branca com o Guimarães de braços caídos, até que o árbitro inventa uma falta, dá cartão amarelo a Fernando o que o impossibilita de jogar com o Gil Vicente na próxima jornada, e na recarga ao livre a equipa forasteira reduz para dois um e está de volta ao jogo sem fazer nada para isso. Apesar desta contrariedade o FC Porto partiu à procura do terceiro golo, sem perder a cabeça e sem conceder validades aos minhotos, acabando por conseguir este objetivo numa grande penalidade sofrida e convertida por James Rodriguez.
Este encontro marcou a estreia do internacional brasileiro Danilo, que apesar do pouco tempo em campo, já deu um ar da sua graça nomeadamente no seu posicionamento em jogo.
Contas feitas e mesmo sem Hulk o FC Porto não tremeu e cumpriu a sua missão, batendo de uma forma categórica o Vitória de Guimarães por 3- 1.

Amândio Rodrigues

2 comentários:

Dragão MG disse...

Boas,
uma ou outra distração individual não colocou em causa uam vitória justa numa interessante exibição de intensidade média/alta.
Um abraço

Rui Anjos (Dragaopentacampeao) disse...

Sem fazer uma exibição deslumbrante, o FC Porto de ontem já deu uma imagem mais próxima, daquilo que é capaz, para lutar pela revalidação do título. Terá sido, contra uma equipa de boa qualidade, uma das melhores exibições da época.

Gostei do desempenho geral dos atletas, especialmente de Moutinho (o maestro), Álvaro Pereira (uma seta do lado esquerdo), de Rolando (mostrou a Kléber como se marca à matador), de Fernando (como um relógio suíço), de Defour (muito consistente e lutador), de James (um prodígio, mas tem de ser menos intermitente), de Maicon (pela regularidade nas suas acções defensivas) e... da ressurreição de Varela (a prometer voltar à condição do jogador útil e importante que foi num passado recente).

Danilo estreou-se e mostrou pormenores de qualidade, mas eu queria vê-lo era no seu lugar de defesa-direito.

Um abraço