terça-feira, 5 de junho de 2012

Renovar o centro do ataque

É consensual: o FC Porto tem que ir ao mercado comprar um ponta-de-lança. E os milhões arrecadados com a provável saída de Hulk vão ser fundamentais para sermos agressivos no mercado (a posição de ‘ponta-de-lança’ é a mais dispendiosa para os clubes e para se garantir um avançado que possa aliar ‘potencial e golos’ é necessário gastar mais de 10 milhões de euros).
O colombiano Jackson Martinez não será a solução mais acertada, pois parece-nos um avançado que necessita de uma muleta (um segundo avançado) para potenciar um futebol feito de arranques e profundidade. Além disso, o colombiano não tem cultura de futebol europeu, algo que, por exemplo, Falcão depressa adquiriu depois da experiência no exigente River Plate, da Argentina.
E os que fazem parte do actual plantel? Janko já não é nenhum jovem (faz 29 anos no próximo dia 25) e tem dificuldade em jogar de costas para a baliza. Ou seja, tendo em conta aquilo que tem sido a recente história de sucesso do clube no que a pontas-de-lança diz respeito (Lisandro López, Falcão,….) não seria de todo surpreendente que o austríaco fosse colocado no mercado ou até envolvido na compra de outro avançado (o cenário perfeito seria envolvê-lo na transferência de Luuk de Jong (na foto), um jogador caro mas que não engana!). Aliás, se olharmos para a história do clube verificamos que é um pouco ‘contra natura’ ter um ponta-de-lança com as características de Janko (Jardel foi uma excepção que não pudémos desperdiçar). E ainda sobra Kléber, um jogador jovem mas com uma elegância e potencial que o podem levar a ser dono da ‘camisola 9’ do FC Porto no espaço de um a dois anos. Uma promessa, portanto.
Não seria, por isso, de todo surpreendente que o FC Porto renovasse todo o seu centro de ataque neste mercado de Verão. 

3 comentários:

Manuel disse...

O problema é que o Lisandro e o Falcão foram descobertos pelo Benfica, mas foram desviados, à custa de comissões chorudas. Agora que essa torneira também se fechou, a outra foi o dinheiro dos bancos, como fazem? Não está nada fácil.

PeLiFe disse...

Caro Ricardo Vara,

Parabéns pelo óptimo blogue. Muito apreciada a resenha história do nosso clube.
Convido-o a visitar o meu blogue, criado recentemente, a a deixar o seu comentário.
(basel84.blogspot.pt)
Obrigado.
Cumprimentos,
PeLiFe

PeLiFe disse...

Caro Ricardo Vara,

Devo também dizer que concordo em absoluto com a análise do ponta de lança para o Porto.
Infelizmente parece que virá mesmo o Colombiano.
Vi um vídeo grande com umas dezenas de golos dele e, em vez de ter ficado impressionado, fiquei preocupado.
É um bom finalizador, de facto, mas o Porto precisa de mais do que isso lá à frente. Só mesmo se o homem se revelar um Jardel. Esperemos.

PeLiFE