quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Novo ciclo, novas vitórias!


Foi boa a estreia do FC Porto na nossa 17ª participação na Liga dos Campeões (igualamos Barcelona e Real Madrid e só somos superados pelo recordista Manchester United, em total de participações na prova). O FC Porto abordou o jogo com a noção de que seria extremamente importante iniciar a ‘Champions’ com uma vitória. Isso notou-se logo no início, fase em que o FC Porto preferiu controlar a bola e o adversário de forma a não ser surpreendido e evitar ‘correr atrás do prejuízo’. Exibição lúcida e pragmática que nos levou a fazer o óbvio: vencer uma equipa que, na fase de grupos da ‘Champions’ da época passada, sofreu 3 derrotas nos 3 jogos realizados no seu estádio. O Dinamo mistura alguns veteranos (Simunic, Tonel, Leko,…) com jovens (Vida, Cop, Peko,….) com pouca experiência a nível europeu. São bravos, mas algo permeáveis. Será surpreendente se não somarmos mais 3 pontos no jogo da 5ª jornada. 
Ontem era importante para o FC Porto começar o ‘ciclo pós-Hulk’ com uma vitória. Só foi pena que o trio mais avançado da equipa não tenha acompanhado a qualidade exibicional do resto da equipa, principalmente do meio-campo (sector fortíssimo do FC Porto, com Defour, Lucho e Moutinho a “abafarem” a bola). Varela e Jackson estiveram demasiado trapalhões e inconsequentes, enquanto que James foi muito perseguido pelos adversários (vai ter que se habituar!). Culpa também dos croatas que raramente quiseram jogar, preferindo a ‘táctica do autocarro’ (surpreendeu-nos a postura ultra defensiva do Dinamo).
Com a vitória de ontem, o FC Porto fica com o ‘elan’ reforçado para a recepção ao PSG. O jogo frente aos franceses será abordado com muito mais audácia e confiança.
PS: a confirmação da (justíssima) extensão do castigo de Luisão às provas internacionais só prova que a propaganda indígena é algo que só tem expressão num país mesquinho e limitado como o nosso; 

Sem comentários: