domingo, 13 de abril de 2008

«Curiosidades FCP» - A década de ouro do Hóquei do FC Porto e o intruso Sporting

Hoje recordamos uma década memorável do Hóquei em Patins do FC Porto. Apesar do clube ainda hoje manter a hegemonia na modalidade, os anos 80 viram nascer a melhor equipa de todos os tempos do Hóquei em Patins português. Durante esse período, o FC Porto foi campeão nacional por 8 vezes (o último título, dessa série, foi conquistado em 1990/1991). Além dos 8 campeonatos nacionais, o FC Porto venceu duas Taças das Taças (1981/82 e 1982/83) e duas Taças dos Campeões Europeus (1985/86 e 1989/90). Tudo começou na época 1981/82, com a jovem equipa comandada por Vladimiro Brandão a bater o Sporting, na Final da Taça das Taças, e a garantir o primeiro título internacional da história do FC Porto.
É curioso que na época seguinte, esta equipa repetiu a vitória na mesma prova, mas desta vez tendo como adversário a equipa do Benfica.
Essa equipa do FC Porto era composta por alguns jovens que mais tarde, já sob o comando de Cristiano Pereira, seriam fundamentais na conquista da Taça dos Campeões Europeus, entre eles, Vítor Hugo, Vítor Bruno, António Alves e Domingos. O reinado interno do FC Porto teve o seu início em 1982/83 com a conquista do seu primeiro título de campeão nacional. Foi uma série de 5 títulos consecutivos, só interrompida pelo Sporting (em 1987/88) que, com um conjunto de jovens jogadores (na foto em cima, surgem Paulo Alves e Pedro Alves, que também foram campeões no FC Porto), impediu que o FC Porto chegasse ao Hexa. Nessa época, além do mérito do adversário, o FC Porto não se apresentou tão forte devido à saída, apenas por um ano, do Vítor Hugo, para o Novara, e do Realista, para o Barcelona. O FC Porto retomaria os títulos no ano seguinte, vencendo mais 3 campeonatos consecutivos, de 1988/89 até 1990/91.

1 comentário:

Anónimo disse...

ate no hoquei somos roubabos,scpmigascp