terça-feira, 8 de abril de 2008

«Curiosidades FCP» - A equipa técnica do Vit. Guimarães em 1980/81

Hoje recordamos 3 treinadores que orientaram o FC Porto e que se encontraram no banco do Vit. Guimarães, na época 1980/81: António Morais, Pedroto e Artur Jorge.
Segundo relatos da época, terá sido depois de uma conversa com Pinto da Costa que o jovem presidente Pimenta Machado (ao lado de Artur Jorge, na foto) resolveu contratar aquela que o presidente do FC Porto na altura considerava a melhor equipa técnica nacional. A contratação de Pedroto, por parte do Vit. Guimarães, foi considerada surpreendente por toda a imprensa desportiva e o espanto foi ainda maior quando se soube que António Morais e Artur Jorge também iriam acompanhar o «Mestre» no banco do Vitória.
É curioso que os 3 técnicos tiveram sucesso ao serviço do FC Porto. Apesar de ter orientado o FC Porto durante muito pouco tempo, devido ao débil estado de saúde de Pedroto, António Morais conquistou a Taça de Portugal na época 1983/84. Duas semanas antes de ser derrotado na Final de Basileia, frente à Juventus, o técnico adjunto do FC Porto orientou a equipa na Final da Taça de Portugal, que o FC Porto venceu (4-1), frente ao Rio Ave.
Na época em que a equipa técnica de Pedroto liderou o Vit. Guimarães, o FC Porto era orientado pelo austríaco Hermann Stessl e, nesse ano, foi 2º classificado no campeonato nacional, a 2 pontos do Benfica, enquanto que o Vitória foi 5º classificado, num campeonato disputado por 16 clubes.

6 comentários:

Alberto disse...

Quem se encontra ao lado de Artur Jorge nesta foto do banco do Vitoria de Guimarães, não é o anterior Presidente dos vimaranenses Antonio Pimenta Machado, mas sim, o seu primo, Carlos Pimenta Machado.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++
http://www.gloriasdopassado.blogspot.com
+++++++++++++++++++++++++++++++++++

Ricardo Vara disse...

Tinha ideia que se tratava de António Pimenta Machado. Mas de facto são muito parecidos!
Obrigado pela correcção.

Ricardo Vara disse...

E já agora, logo ao lado não está o Pedro Xavier do Departamento de Futebol?

Ricardo Vara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ricardo Vara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alberto de Castro Abreu disse...

Não. Ao lado esta Antonio Mendes, chefe do Departamento de Futebol do Vitoria SC até meados da decada de 80.