terça-feira, 8 de abril de 2008

A «foto do dia» - O cartaz promocional do FC Porto - Dynamo de Dresden

Hoje recuamos 36 anos para recordar uma participação do FC Porto na Taça UEFA, época 1972/73. Depois de eliminar o Barcelona e o Club Brugge, nas duas primeiras eliminatórias da competição, nos Oitavos-de-final o FC Porto defrontou o Dynamo de Dresden, da ex-RDA.
O FC Porto foi surpreendido pelos alemães logo na 1ª mão da eliminatória, tendo sido derrotado nas Antas por 1-2 (Richter aos 22', Kreische aos 49' e Abel aos 52'). Na segunda mão, disputada em Dezembro de 1972, os alemães voltaram a vencer, desta vez por 1-0 (Richter aos 75'), e avançaram para os Quartos-de-final. Nessa mesma fase da competição, o surpreendente Vit. Setúbal afastou o Inter de Milão, numa eliminatória ainda hoje recordada por todos os vitorianos.
Depois de eliminar o FC Porto, o Dynamo de Dresden seria afastado pelo Liverpool, que venceu a competição. Os «black-yellows», como agora são conhecidos na Alemanha, foram 8 vezes campeões da ex-RDA e venceram 7 Taças do seu país. Pelos seus quadros passaram alguns jogadores consagrados como Ulf Kirsten, Matthias Sammer e Alexander Zickler. É curioso que, no Verão de 2007, o clube resolveu recuperar o nome pelo qual era conhecido na ex-RDA: SG Dynamo Dresden.

1 comentário:

Anónimo disse...

Só para dizer que não se trata de um "cartaz", mas sim da capa do programa do jogo respectivo, tal como já aqui forma colocados vários outros: Aberdeen, Cardiff, Molde, etc

madjer87