terça-feira, 1 de abril de 2008

A «foto do dia» - Os campeões de Portugal 1931/32

A Taça de Portugal foi inicialmente apelidada de «Campeonato de Portugal». E foi nessa competição que o FC Porto começou a ganhar os primeiros títulos nacionais, vencendo a competição por quatro vezes: em 1922/23, 1924/25, 1931/32 e 1936/37.
A foto que hoje recuperamos diz respeito à equipa que venceu o «Campeonato de Portugal» na época 1931/32. A competição disputava-se num sistema de eliminatórias até serem encontrados os dois finalistas. Nessa altura, o genial Pinga era a grande figura do FC Porto e recebia constantes elogios da imprensa e dos próprios adversários. Nas meias-finais da prova, e depois de o FC Porto derrotar o Benfica por 3-0, o cronista da «Stadium» escreveu: «Agrada registar, como exemplo e motivo de louvor, a forma de Pinga actuar. É o homem que nunca pára. Que está na defesa e sempre no ataque. Que dribla, intercepta e passa... nunca cometendo violências. Pinga representa o jogador completo: à mestria da técnica, alia a maneira mais elegante de jogar.» Segundo relatos da época, o próprio árbitro da finalíssima, o espanhol Ramon Melcon, terá ficado maravilhado com a actuação de Pinga.
Nessa época, o FC Porto venceu a competição após uma emocionante Final, frente ao Belenenses.
Reparem que em baixo, na foto, pode ler-se: «O grupo do Foot-Ball Club do Pôrto, Campeão de Portugal em Foot-Ball, na época 1931/32».
Aqui fica o percurso dos campeões de Portugal, época 1931/32:
1ª eliminatória: FC Porto - Ginásio Liz 18-0
Oitavos-de-final: FC Porto - SC Salgueiros 2-0 e 4-1
Quartos-de-final: FC Porto - CS Marítimo 3-2 e 0-0
Meias-finais: FC Porto - SL Benfica 2-1 e 3-0
Final: FC Porto - CF Belenenses 4-4
Finalíssima em Coimbra a 17 de Julho de 1932: FC Porto - CF Belenenses 2-1
FC Porto: Siska, Avelino Martins e Pedro Temudo, Álvaro Sequeira, Álvaro Pereira e Castro, Lopes Carneiro, Valdemar Mota, Acácio Mesquita, Pinga e Carlos Mesquita.
CF Belenenses: J. Miranda, José Simões e João Belo, Joaquim Almeida, Augusto Silva e César de Matos, Alfredo Ramos, Heitor Nogueira, Rodolfo Faroleiro, Bernardo Soares e José Luís.
Marcadores: Pinga (gp), Acácio Mesquita e Bernardo.

3 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Ricardo Vara:


Parabéns pela efeméride.

Neste ano (época de 1931/32), ainda o «nosso» presidente nem tinha nascido.

Faço-me entender?

Dezasseis anos depois daquele (exacto) dia... nascia eu.

Sim, é verdade, já vou nos 60as.

Não nasci «dragão», mas... fiz-me «dragão» e, «até à morte».

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Amigo Ricardo Vara:


Que me diz sobre o anúncio da renovação, para hoje, do Prof. Jesualdo Ferreira?

Eu acho bem. Não exactamente por ser o Professor... antes pelo contrário.

Como acharia bem que o «quartel general» (sad) que irá estar em peso, de certo, o também estivesse logo à noite em... Aveiro.

Tenho «programado» com a minha gente (genro e filha - a neta, de dois anos, e a avó, não vão por motivos óbvios) ir-mos até lá... sofrer.

Vai-me fazer reviver memórias inesquecíveis que vivi naquele Pavilhão, em 1994, quando assisti à final da Taça de Portugal, conquistada pelo FC Porto, frente ao Benfica, com o golo decisivo obtido no último segundo.

Estou a referir-me ao Andebol e ao Pavilhão do S. Bernardo, em Aveiro.

É um pouco mais adiante do Olival mas... vale melhor a pena.

E que corra bem.

Cumprimentos.

Ricardo Vara disse...

Pois é, o S. Bernardo não estava nas previsões. Mas julgo que o FC Porto vai vencer os dois próximos jogos. Se não vencer, parabéns ao Ricardo Tavares, que está a fazer um excelente trabalho, e que pode regressar ao FC Porto como técnico. Boa sorte para logo.