terça-feira, 15 de abril de 2008

O «cromo do dia» - Joaquim Leão

Hoje recuperamos um nome incontornável do ciclismo nacional e do FC Porto: Joaquim Leão. Fez toda a sua carreira de ciclista no FC Porto ao lado de outras grandes figuras da modalidade. A sua vitória na Volta a Portugal de 1964 é o êxito pelo qual ainda hoje é mais recordado. Mas além deste triunfo, Joaquim Leão também se sagrou por 6 vezes campeão nacional de estrada. Recentemente, numa entrevista, foi com mágoa que se referiu ao final da secção de ciclismo do FC Porto: “Estou grato ao FC Porto, clube aonde cheguei com 18 anos, pois foi lá que me fiz ciclista e homem. Tenho muita pena que tenha acabado com o ciclismo, mas se um dia estiver com Pinto da Costa, vou pedir-lhe para fazer regressar a modalidade ao clube”.
Natural de Sobrado, terra de tradições no ciclismo, é com emoção que Joaquim Leão continua a recordar os seus feitos e os antigos colegas do FC Porto: “As coisas agora são muito diferentes das do meu tempo, até porque antigamente havia muitos galos para um poleiro. Além de mim, no FC Porto tinhamos o Sousa Cardoso, o Carlos Carvalho ou o Mário Silva. Nós, no FC Porto, tínhamos uma equipa de grandes corredores, nomes que se tornaram grandes figuras do ciclismo português".
Actualmente, Joaquim Leão é proprietário de um Restaurante no centro de Sobrado. Foi com as poupanças do ciclismo que conseguiu montar um negócio que ainda hoje é visitado por figuras do ciclismo. “Naquela altura tinha um ordenado de Ministro, ganhava cinco contos por mês. É lógico que aproveitei bem o tempo que lá andei, sempre foram dez anos a correr”, lembrou.

4 comentários:

Anónimo disse...

Grande ciclista, obrigado por me recordar os meus 14 anos, e seguintes aonde o FCP, era a melhor equipa de Portugal.
Grato pela recordação.

John disse...

Boa sorte ao FC Porto na final. Vamos esperar a completar a dupla. Lucho ficará como um dos maiores clubes nunca jogador com certeza.

http://mundoalbiceleste.blogspot.com/2008/04/lucho-takes-porto-into-taa-de-portugal.html

Anónimo disse...

Amigo Ricardo Vara:


O amigo, de quando em vez, prega-nos cada... «partida».

Mas é por isso que eu aprecio este seu blog.

Falar do FC Porto, no seu todo, e nunca, e exclusivamente, em... futebol.

Sobretudo em modalidades que, cada uma delas, ainda hoje mantém o maior palmarés no Clube, casos do:

- ciclismo;
- andebol; e
- hóquei patins.

Também lias «afirmações/desabafos» do Joaquim Leão, mas, duvido que, se ele tiver oportunidade de fazer o tal «pedido» ao senhor «nosso» presidente, este, lhe dirá:

- só constituindo uma... sad.


E, mesmo assim.

Não faltarão muitos anos para ver-mos o destino do andebol, e mesmo do basquetebol, e, até, do hóquei em patins (que não é sad mas tem um nome a «suportá-lo»... Ilídio Pinto).

E, depois disso, há que perguntar:

- Para que serve o... Ginásio?


Um abraço

Anónimo disse...

Posso?

Este é um dos pouco atletas com quem simpatizei...(bonito nome)