segunda-feira, 19 de abril de 2010

Foi difícil,... durante 28 minutos!

Pois é, o Vitória até estava a ser o adversário mais complicado que o FC Porto encontrou nesta recente sequência de jogos que lhe proporcionaram 5 vitórias consecutivas, mas um ressalto de bola proporcionou a Hulk o primeiro golo do jogo e depois tudo mudou. Até esse momento, o Vit. Guimarães tinha mais posse de bola e melhor qualidade de passe, mas o FC Porto era mais incisivo e agressivo no ataque. Ou seja, essa atitude acabou por ser fundamental para concretizar o mais difícil: marcar primeiro! A partir daí, o FC Porto jogou como gosta e chegou mesmo a encostar o adversário às cordas nos últimos 20 minutos de jogo.
Apesar da sua posição na tabela estar praticamente definida (Benfica e Sp. Braga não desarmam), o FC Porto continua a colocar alegria e seriedade em campo. Menos mau!
Positivo (+):
- mais uma exibição segura de Beto (a fazer lembrar o primeiro ano de Helton no FC Porto, quando jogava quase sempre com concentração e entusiasmo);
- a obsessão de Falcão pelo golo;
- a disponibilidade física e a entrega de Álvaro Pereira (às vezes cansa só de ver o lateral uruguaio percorrer todo o flanco esquerdo);
- Fernando, que foi importantíssimo durante aquele período em que o Vitória não conseguiu fazer chegar a bola à baliza de Beto, ou seja, durante toda a segunda-parte!
- o apetite pelo golo que o FC Porto tem revelado (toda a gente quer marcar!);
Negativo (-):
- a irregularidade exibicional do trio de sul-americanos Valeri-Belluschi-Guarín, que tão depressa fazem um bom passe como logo a seguir perdem a bola de forma infantil (de falta de oportunidades não se podem queixar!);
- a 1ª parte do FC Porto (durante esse período, o futebol mais vistoso foi do Vitória);

2 comentários:

Anónimo disse...

Como acontece noutras coisas, também nisto do futebol esta Liga/ campeonato nacional deveria estar agora a começar...
Não sei se já tiveste conhecimento: na revista Mundo Azul, nº 14 - Abril 2010, foi publicado mais um artigo meu, desta vez sobre a "Blogosfera Portista". Para quem não receber a revista, vou colocar um post alusivo, com a respectiva página, no meu blog.
Abraço
Armando Pinto
http://longara.blogspot.com/

Dragaopentacampeao disse...

Creio que neste momento será muito difícil conseguir melhor desempenho destes atletas.

Tem sido uma época muito irregular, principalmente ao nível das exibições. O futebol praticado ao longo da época tem revelado dificuldades de vária ordem, com destaque para a incrível e irritante falta de qualidade do passe, fragilizando de forma decisiva as transições ao mesmo tempo que coloca em apuros o último reduto, apanhando o sector defensivo descompensado.

Ontem, estes erros repetiram-se, especialmente na primeira parte, originando pouca fluidez e pouco perigo na área adversária.

Melhorou no segundo tempo, com reflexos no marcador que podia ter chegado a números escandalosos se alguma precipitação fosse eliminada.

Ainda assim vitória clara e justa.

Um abraço