quarta-feira, 9 de maio de 2012

Um FC Porto forte com os fortes (mas só internamente!)

Apesar de haver mais uma jornada por jogar (é obrigatório vencer em Vila Conde para manter a dinâmica de vitória e o melhor ‘score’ entre golos marcados e sofridos), é altura de fazermos um pequeno balanço àquilo que foi a época do FC Porto.  
Como crescemos na ‘era Pinto da Costa’, é natural que sejamos hoje adeptos exigentes e ambiciosos. O FC Porto assim nos moldou. Isso leva-nos a concluir que a época 2011/12 foi um sucesso…. relativo. Cumpriu-se o maior objectivo da época (vencer a Liga portuguesa), mas raramente houve entusiasmo e comprometimento com o jogo e o bom futebol. Foi um FC Porto reactivo (a equipa só reagia quando se sentia acossada) e quase nunca pró-activo (foi-o na Luz e em Braga). Ou seja, quando o nível subiu (jogos da ‘Champions’ e da Liga Europa) a equipa viu-se sem hábitos e rotinas de campeão. Readquiriu-os mais tarde, com as correcções no mercado de Inverno e com os “puxões de orelhas” de Pinto da Costa. 
Mas ao contrário do nosso maior rival, que coleccionou algumas goleadas (o FC Porto também as teve, mas com muito menos impacto na imprensa indígena) frente aos últimos classificados da tabela (mas nos jogos entre os 4 primeiros não foi capaz de ser convincente em nenhum deles, vencendo apenas dois: o Sporting, num jogo em que teve menos oportunidades de golo que o adversário, e o Sp. Braga, numa vitória suadíssima com golo caído do céu no último minuto de jogo), o FC Porto conseguiu ser forte com os fortes (apenas 4 pontos cedidos nos jogos com Benfica, Sp. Braga e Sporting).  
Ainda assim, não seria surpreendente que os responsáveis portistas decidissem juntar mais 4 ou 5 jogadores aos 5 acomodados (Walter, Fucile, Belluschi, Guarín e Cristian Rodriguez) que decidiu transferir em Janeiro. Neste caso, com apenas uma diferença: agora, muito provavelmente, vão sair os mais valiosos. Sem dramas, pois o FC Porto sempre soube gerir o sucesso desportivo e as mais-valias resultantes da venda de jogadores. E também é preciso não esquecer que o nosso maior rival anda mais entretido com a propaganda (o trio Jesus, Vieira e ‘A BOLA’ não têm poupado esforços na tentativa de manipular a turba benfiquista). Assim, até pode ser oportuno reformular o plantel e iniciar um novo ciclo ganhador já em 2012/13!  

1 comentário:

Anónimo disse...

acabei de ouvir o Rui Santos (13Mai)na Sic notícias inventar toda um teoria da intriga e urdiduras da mais baixa estirpe no exclusivo sentido de denegrir o FCP e puxar pelo Benfica. Uma autêntica vergonha, um nojo sob a capa de análise às estruturas do futebol português ( que como se sabe está em crise quando o Benfica não é campeão..!) Pois esse pesudocomentarista, que tanto pugna pela verdade desportiva passou meia hora a tramar intrigas e de futebol mesmo - nada! È assim que se vê a alma e a roupa suja debaixo do fato engravatado ... um verdadeiro vómito que bem emparceira como Correios da Manha e quejandos ...