quarta-feira, 25 de setembro de 2013

O posicionamento e transição defensiva do FC Porto


Muito se tem falado no ‘duplo pivot’ do FC Porto e na forma mais romântica como a equipa aborda os jogos esta época. De facto, parece um contrassenso: a equipa joga agora com dois médios à frente da defesa mas concede mais espaço e ocasiões de golo ao adversário.
Vejamos o que aconteceu na Amoreira: durante aquele curto período em que o FC Porto esteve em vantagem (2-1) no marcador houve vários momentos em que os jogadores do Estoril surgiam embalados em situações de ‘3 contra 3’ e ‘4 contra 4’. Isto tem que ser consequência de mau posicionamento e deficiente ocupação do espaço. Julgamos que continuam por assimilar as rotinas e dinâmicas do sistema ‘duplo pivot’. Fernando e Defour raramente se complementam durante o jogo. Terá havido precipitação de Paulo Fonseca ao decidir juntar um “gémeo” a Fernando não aproveitando as rotinas e a tradição que o FC Porto acumulou em vários anos a jogar com apenas um nº 6? Só lá mais para a frente poderemos responder. Mas atenção, os jogadores nunca devem ser reféns do sistema. Um exemplo: se não se pode pedir a Josué que tenha a rotação e a agressividade de um médio defensivo (função que, sem sucesso, vem desempenhando), também não se pode pedir a Fernando que seja influente no último passe e em zonas próximas da área adversária (terrenos que, também sem sucesso, vem ocupando ultimamente). Se a esta desarrumação tática e posicional juntarmos a forma apática como alguns jogadores têm abordado os últimos jogos, chegamos às dificuldades que o FC Porto passou em Viena e na Amoreira.
Por agora, não demos demasiada atenção ao garoto da Associação de Futebol de Lisboa e ao ditadorzinho Bruno Carvalho. Concentremo-nos no que se passa na nossa casa, é tempo de arrepiar caminho. Paulo Fonseca não pode julgar que basta ligar o “piloto automático” para ser campeão!

Sem comentários: