terça-feira, 10 de setembro de 2013

Scouting do FC Porto vs Formação do Sporting


Hoje analisamos o desvalorizado scouting do FC Porto e a hipervalorizada formação do Sporting. Não é apenas dentro de campo que o FC Porto vê as suas prestações menorizadas por uma imprensa sectária e parcial. Isso também é uma realidade ao nível do scouting. O trabalho realizado pelo FC Porto nessa área nunca terá o reconhecimento que, por exemplo, é dado à formação do Sporting. Contudo, uma breve análise revela-nos que esse trabalho do FC Porto não só tem menos custos como ainda permite juntar sucesso desportivo e retorno financeiro.
A nível de custos, o FC Porto tem uma alargada rede de observadores e colaboradores diretamente ligados ao scouting que certamente lhe trará uma elevada despesa, no entanto, o Sporting tem que suportar uma renda elevadíssima com a Academia de Alcochete, custo que depois raramente tem correspondência no valor dos seus ativos no mercado. Por exemplo, a soma das vendas de Cristiano Ronaldo, Figo e Nani (todos formados em Alvalade) não chega nem perto dos valores que o FC Porto arrecadou com as vendas de Hulk, Anderson, Falcão ou James Rodriguez, jovens que o scouting do FC Porto sinalizou e que a estrutura soube potenciar. É claro que a atual aposta do Sporting na formação é mais imposta pelas circunstâncias (débil condição financeira) do que pelo antecipar de bons resultados desportivos, exatamente o contrário do que acontece no FC Porto, onde é o objetivo dos títulos a influenciar a política de formação. 
Ou seja, enquanto que o Sporting segue a ‘via da formação’, opção que alimenta o orgulho clubista dos adeptos mas de sucesso desportivo quase nulo, o FC Porto opta pela ‘via da rentabilização’, opção um pouco mais onerosa numa primeira fase (custos com os passes dos jogadores) mas que lhe garante maior sucesso desportivo e retorno financeiro. O scouting e o know-how que o FC Porto utiliza para potenciar jovens jogadores estrangeiros que chegam ao clube com menos de 20 anos continua a valer mais que várias ‘Academias de Alcochete’ juntas.  

2 comentários:

Anónimo disse...

Não se pode dizer que o scouting do Porto seja desvalorizado, antes pelo contrário. Não têm faltado artigos em jornais e sites nacionais e estrangeiros a gabar o scouting do Porto, e os bons negócios feitos. Até é dado como exemplo a nível mundial. Quanto à formação do Sporting, essa sim, tem sido sobrevalorizada, como se não fosse também scouting. Por exemplo, foi o scouting do Sporting que foi descobrir à Madeira o Cristiano Ronaldo, a formação dele foi feita no Andorinhas de Santo António e depois no Nacional da Madeira. E como ele, outros. A formação/formatação da academia do Sporting até meteu uma série de defeitos nos jogadores, excesso de fintas, etc. Depois tem sido os clubes que fazem a formação superior, Manchester, Porto, etc, a tirar os tiques de vedetismo aos jogadores. Veja-se o que o Ferguson fez do Cristiano Ronaldo. No Porto, o trabalho que deu ao Adrianse a tirar o individualismo ao Quaresma. O scouting do Sporting trabalhou foi mais para os jogadores portugueses, da Madeira, da Amadora ou outros lugares. Agora o Porto tem feito o scouting em idades cada vez mais jovens, sobretudo no estrangeiro. Sempre foi um ponto fraco do clube ignorar os jogadores portugueses, mesmo que hoje isso não seja tão evidente se compararmos com os tempos antes de P. da Costa. Praticamente todos os bons jogadores iam para o Sporting ou Benfica, com raras excepções (Pavão, Nóbrega)

Anónimo disse...

comparar o scouting do porto com o scouting do sporting ou formacao como lhe queiram chamar é surrealista.o scouting do porto insere-se numa política ganhadora a formacao do sporting também é a formacao ou barriga de aluguer do grande futebol clube do porto( dos gayvotas nao me compete falar )vide os casos do futre e do grande Joao moutinho. A academia do sporting serve para o porto de vez em quando aproveitar alguns jogadores . Ponto final parágrafo.