sábado, 27 de outubro de 2007

A «foto do dia» - Ademir e Cubillas

Foram ambos muito importantes no regresso do FC Porto aos êxitos depois daquele jejum de 19 anos. O brasileiro Ademir e o perúano Cubillas foram os organizadores de jogo do FC Porto durante grande parte da década de 70.
Cubillas chegou à Europa em 1973 para jogar no Basileia da Suiça. Dois anos depois chegou ao FC Porto, onde jogou durante duas épocas, antes de regressar ao Alianza Lima, o seu clube do coração.
Ademir chegou ao FC Porto na época 1975/76 vindo do Olhanense mas só dois anos depois é que Pedroto apostou nele para fazer o lugar de Cubillas. O feito pelo qual é mais recordado diz respeito ao golo que marcou ao Benfica já no final da época 1977/78 e que garantiu um empate (1-1) já nos últimos minutos de jogo. Esse golo que marcou ao Benfica, foi ao Fidalgo, nas Antas, aos 83 minutos do jogo da segunda volta. Essa partida foi importantíssima para o FC Porto que não podía perder de forma a evitar a aproximação do Benfica e garantir um título que lhe fugia hà 19 anos.
Nesta foto, Ademir e Cubillas surgem lado a lado num jogo de homenagem ao perúano em 1975. O FC Porto deslocou-se à América do Sul para defrontar a Selecção do Perú na merecida homenagem a Teófilo Juan Cubillas Arizaga.

1 comentário:

Unknown disse...

Amigo Ricardo Vara:


É sobre o Cubillas. Algumas, ligeiras, correcções:

Aquando da foto, Cubillas já jogava no FC Porto, e de facto, para ser homenageado, trocou de camisola.

Ao contrário, o Ademir (e também o Albertino, que participou) ainda não eram jogadores do FC Porto, já que o fizeram por... «empréstimo» mas, claro, já sob a mira futura (viriam no ano seguinte de 1976).

Cubillas chegaria ao FC Porto em Janeiro de 1974 (um mês depois da morte de Pavão) e sairia em plena época de 1976/77, antes da final da Taça de Portugal conquiatada frente ao Braga (1-0) nas Antas.

O amigo diz que Cubillas «chegou em 1975 para jogar duas épocas».

Como chegou em Janeiro de 1974, ainda participou nessa época de 1973/74, na de 1974/75, na de 1975/76, e ainda, na de 1976/77.

Por isso, participou em... QUATRO épocas, embora duas incompletas.

Um abraço.