segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Lar Doce Lar!

Foi um tranquilo regresso a casa do campeão 30 dias depois do último jogo no Dragão frente ao Boavista.
8ª vitória consecutiva e 7º jogo consecutivo sem sofrer golos na Liga. Curiosamente, o destaque vai todo para um velho rival: João Vieira Pinto! Foi o único a marcar ao FC Porto na Liga!
Hoje, frente ao histórico Leixões, vitória por 3-0 e entrada de rompante com dois belos golos nos primeiros 10 minutos. Destaque para a "brincadeira" de Tarik Sektioui que no segundo golo fintou dois leixonenses dentro da pequena área!
O FC Porto respira confiança e é neste momento uma equipa fortíssima!
Jesualdo deu o prometido descanso a Paulo Assunção e o substituto Bolatti, apesar de intranquilo nos primeiros minutos, acabou por ser o homem que recuperou mais bolas no FC Porto. Mas o maior destaque do FC Porto vai para quem mais vezes passa despercebido. Impressionante Raúl Meireles que depois dos frenéticos 90 min. de Marselha voltou a correr muito e a correr bem! Não fossem os 2 golos de Lisandro Lopez e tería sido o melhor em campo. Está em grande forma o "geómetra"!
Segue-se novo jogo em casa frente ao Belenenses e motivação não vai faltar. Procura-se a 9ª vitória consecutiva e 8º jogo sem sofrer golos.

A «foto do dia» - Campo da Constituição

O Campo da Constituição foi o principal recinto do FC Porto de 1913 a 1952, altura em que foi substituído pelo Estádio das Antas. Hoje, é utilizado pelas equipas dos escalões de formação do clube. No final do ano de 1911 o FC Porto foi informado de que teria que desocupar o Campo da Rua da Rainha, já que no local seria construída uma fábrica. Começou-se então a procurar um espaço adequado às novas instalações e com facilidade se encontrou um terreno próximo à Rua da Rainha na Rua da Constituição. Em Julho de 1912 é dado o aval em assembleia-geral e o terreno é alugado por 350 escudos anuais. Nele é construído um campo de futebol, inaugurado no dia 1 de Janeiro de 1913. Durante um largo período, o Campo da Constituição serviu também de casa a outros clubes, como o Salgueiros, o Vilanovense ou o Sporting de Espinho, a quem o FC Porto subalugava as instalações. Contudo, o FC Porto cresceu rapidamente e, em cerca de duas décadas, o Campo da Constituição tornou-se pequeno demais para o clube. Em 1933 foi apresentada em assembleia-geral a proposta de aquisição de terrenos para um novo estádio.
O Campo da Constituição encontra-se ainda hoje em actividade, servindo de casa aos escalões de formação do FC Porto. Ainda recentemente Pinto da Costa revelou que haverá melhorias no Campo da Constituição. Aquele recinto histórico está neste momento a ser alvo de uma intervenção que vai dotá-lo de um campo sintético e de um campo coberto. Também está prevista a construção de uma pequena bancada, a renovação dos balneários e a criação de uma área de lazer. Quase 100 anos depois...!

sábado, 27 de outubro de 2007

9 pontos podem ser suficientes...ou não!

Depois de concluída a terceira jornada da Champions, o FC Porto parece muito bem colocado para passar aos oitavos-de-final. Ainda não perdeu e vai querer o primeiro lugar do grupo!
O empate em Marselha garantiu o 5º ponto quando ainda faltam jogar dois jogos no Dragão. Duas vitórias em casa, frente a Marselha e Besiktas, garantem a passagem à fase seguinte, não ficando o FC Porto dependente de um bom resultado em Anfield frente ao Liverpool. Mesmo garantindo apenas 4 pontos nos dois jogos em casa, o FC Porto pode passar aos Oitavos mas ficaría dependente de outros resultados porque se os ingleses vencerem os três jogos que faltam somam 10 pontos, e o Marselha já tem 7 pontos. Logo, para não ficar dependente de terceiros, o FC Porto deve garantir pelo menos mais 5 pontos até final. O ideal sería já na próxima jornada vencer o Marselha no Dragão e esperar por um empate no Liverpool-Besiktas.

A «foto do dia» - Ademir e Cubillas

Foram ambos muito importantes no regresso do FC Porto aos êxitos depois daquele jejum de 19 anos. O brasileiro Ademir e o perúano Cubillas foram os organizadores de jogo do FC Porto durante grande parte da década de 70.
Cubillas chegou à Europa em 1973 para jogar no Basileia da Suiça. Dois anos depois chegou ao FC Porto, onde jogou durante duas épocas, antes de regressar ao Alianza Lima, o seu clube do coração.
Ademir chegou ao FC Porto na época 1975/76 vindo do Olhanense mas só dois anos depois é que Pedroto apostou nele para fazer o lugar de Cubillas. O feito pelo qual é mais recordado diz respeito ao golo que marcou ao Benfica já no final da época 1977/78 e que garantiu um empate (1-1) já nos últimos minutos de jogo. Esse golo que marcou ao Benfica, foi ao Fidalgo, nas Antas, aos 83 minutos do jogo da segunda volta. Essa partida foi importantíssima para o FC Porto que não podía perder de forma a evitar a aproximação do Benfica e garantir um título que lhe fugia hà 19 anos.
Nesta foto, Ademir e Cubillas surgem lado a lado num jogo de homenagem ao perúano em 1975. O FC Porto deslocou-se à América do Sul para defrontar a Selecção do Perú na merecida homenagem a Teófilo Juan Cubillas Arizaga.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Faltou sorte para vencer!

Acabou por ser um resultado positivo o empate (1-1) no Vélodrome perante o Marselha. O FC Porto entrou no jogo com personalidade e os franceses, na primeira parte, nem chegaram a ameaçar Helton. Durante esse período o FC Porto "abafou" a bola! Excelente disposição táctica e certeza no passe que deixaram os franceses à procura da bola durante toda a primeira parte. O 0-0 ao intervalo acabou por ser lisonjeiro para o Marselha que viu dois remates de Raúl Meireles serem devolvidos pelos postes.
Jesualdo surpreendeu com a inclusão de Mariano Gonzalez no onze. A intenção do Professor sería dar maior posse de bola ao meio-campo do FC Porto e aproveitar o bom jogo interior do argentino mas a escolha acabou por não ser feliz porque Mariano ainda não está bem fisicamente. Na segunda parte, já com "postman" Postiga em campo, o FC Porto acabou por ser castigado pelo elevado ritmo que imprimiu na primeira parte e o Marselha, aproveitando o desgaste físico do FC Porto, acabou por marcar primeiro. Num forcing final, o FC Porto igualou a partida num penalti de Lucho Gonzalez. O golo premiou a excelente primeira parte do campeão nacional. Uma das melhores primeiras partes da época!
Destaque no FC Porto para as duas "torres", Stepanov e Bruno Alves, para a "gazela" Bosingwa, para o "geómetra" Meireles e para o "muro" Assunção. Só foi pena a meia distância de Raúl Meireles não ter garantido pelo menos um golo. Os postes não deixaram!
O empate de hoje deixa o FC Porto com 5 pontos e em excelente posição para lutar pelo primeiro lugar do grupo. Agora, os jogos em casa com Besiktas e Marselha serão muito importantes para garantir o apuramento para os oitavos-de-final.

A «foto do dia» - Roy Keane expulso no Dragão

Em semana de jogos na Champions League, aproveitamos para recordar um confronto de 2003/04 entre o FC Porto e o Manchester United. O sorteio dos oitavos-de-final dessa época colocou os ingleses no caminho do FC Porto. Jogava-se a primeira mão da eliminatória que o FC Porto acabaría por vencer (2-1) com dois belos golos de Benny McCarthy. Um pouco antes do final da partida, e com os ingleses irritados com a excelente exibição do FC Porto, Roy Keane acabaría por saír de campo mais cedo depois de pisar Vítor Baía num lance perfeitamente controlado pelo guarda-redes do FC Porto. A expulsão do internacional irlandês acabou por afastá-lo da histórica segunda mão da eliminatória que terminou com um empate (1-1), avançando o FC Porto para os quartos-de-final.

sábado, 20 de outubro de 2007

10 dias a preparar Marselha!

É o maior período de tempo de que uma equipa portuguesa beneficiou para preparar um confronto europeu. Depois da pausa para os compromissos das Selecções, Jesualdo Ferreira teve dez dias para preparar a visita a Marselha e tem o plantel completo a seis dias do jogo! A precoce eliminação na Taça da Liga permite ao FC Porto ter tempo suficiente para preparar o jogo com os franceses, sendo que a partida é muito importante no definir de candidatos à passagem à fase seguinte. Um empate ou uma vitória no Vélodrome sería muito importante para evitar a aproximação do Liverpool que, em caso de vitória frente ao Besiktas, somará 4 pontos. Na última visita a Marselha (Drogba e Costinha na foto), o FC Porto obteve uma importante vitória na caminhada até à Final de Gelsenkirchen. No Vélodrome, fantástica vitória por 3-2 com golos de Maniche, Derlei e Alenitchev, e nas Antas, vitória por 1-0 com golo de Alenitchev. Sería importante repetir 2003/04.

A «foto do dia» - Os Campeões 1989/90

Era um FC Porto em reconstrução na ressaca de Viena. Alguns Campeões da Europa de 1987 já tinham deixado as Antas, uns rumando a outras paragens e outros terminando a carreira. Na foto, apenas João Pinto, Madjer e André estiveram presentes, dois anos antes, na final da Taça dos Campeões Europeus. A renovação estava em curso. No regresso ao FC Porto, depois da aventura francesa no Matra Racing, Artur Jorge encontrou no plantel apenas 5 campeões europeus: Mlynarczyk, Madjer, João Pinto, André e Jaime Magalhães. Os três últimos permaneceríam no FC Porto durante várias épocas transmitindo a mística do clube aos mais jovens. Nessa época, o FC Porto foi campeão nacional com 27 vitórias, 5 empates e apenas 2 derrotas. A defesa, com Vítor Baía, João Pinto, Stephane Demol, Geraldão e Branco, consentiu apenas 16 golos. E no ataque, a dupla Madjer e Rui Águas garantiu 31 golos. Foi a célebre época em que Stephane Demol marcou 11 golos, todos de penalti!!!

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

A «foto do dia» - Pedroto e Pinto da Costa

Dizem os mais velhos que será provavelmente o título mais importante da história do clube. Até à revolução de Abril o FC Porto viveu momentos difíceis que o mantiveram longe dos títulos durante 19 longos anos. Durante o «Estado Novo», os clubes da capital beneficiaram da centralização adoptada pelo regime de Salazar mas o afastamento do FC Porto dos títulos seria quebrado em 1978 pelo treinador José Maria Pedroto, "o Mestre", com Jorge Nuno Pinto da Costa como chefe do departamento de futebol e Américo de Sá na presidência.
Na foto, Pedroto e Pinto da Costa exibem com orgulho as faixas de campeão 1977/78. Foi Pedroto que acordou o clube para o combate contra o centralismo dos clubes da capital. Pedroto era um treinador com excelentes capacidades técnicas associadas a um discurso agressivo, por vezes incendiário, que mobilizava jogadores e adeptos. Nessa época, o FC Porto sagrou-se campeão com 22 vitórias, 7 empates e apenas 1 derrota. Era a fabulosa equipa com o ataque temível constituído por Gomes, Oliveira, Seninho e Duda. Os quatro juntos marcaram 60 golos!!!
Aqui fica o plantel 1977/78:
Grs: Fonseca, Rui, Joaquim Torres;
Def: Gabriel, Simões, Freitas, Alfredo Murça, Teixeirinha, Adelino Teixeira, Taí;
Med: Octávio, Rodolfo “cap.”, Ademir, Celso, Brandão;
Avs: António Oliveira, Fernando Gomes, Duda, Seninho, Jairo, Vital, Gonzalez, Toninho Metralha;

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

A «foto do dia» - Equipa de Hoquei de 1936

É, a par do futebol, a modalidade que mais títulos internacionais conquistou para o clube. O FC Porto venceu, por duas vezes, as três competições internacionais a nível de clubes: a Taça CERS, a Taça das Taças e a Taça dos Campeões Europeus. Um feito que partilha com quatro clubes espanhóis: o Barcelona, o Noia, o Liceo da Corunha e o Réus. Apesar de ter vencido por 2 vezes estas 3 provas internacionais, o FC Porto é o clube europeu com mais finais perdidas na modalidade: 10! E foi vice-Campeão Europeu 8 vezes!
A nível nacional o clube soma o maior número de títulos em Seniores, Juniores, Juvenis, Iniciados e Infantis: 63 títulos!
O Hóquei em Patins, uma das modalidades mais acarinhadas pelos sócios do FC Porto, iniciou a sua actividade no clube no ano de 1955, mas foi muito antes dessa data que o hoquei do FC Porto começou a dar os primeiros passos. Na foto, a equipa de 1936 que, ainda sem patins, deu as primeiras vitórias ao clube na primeira variante da modalidade jogada em Portugal: o hoquei em campo!

domingo, 7 de outubro de 2007

7 jogos,...7 vitórias,...7 pontos de avanço!

Não foi brilhante mas foi a 7ª vitória consecutiva! O FC Porto de Jesualdo faz o melhor arranque de campeonato da era Pinto da Costa e o segundo melhor arranque da história do clube. Ficam a faltar 6 vitórias para igualar o recorde do húngaro Mihály Siska na longínqua época de 1939/40 com 13 triunfos consecutivos, num campeonato em que o FC Porto venceu dezassete das dezoito jornadas da prova.
A 7ª vitória, por 1-0 frente à Académica, mostrou-nos um FC Porto em convalescência depois da batalha de Istambul. O FC Porto entrou determinado a marcar para depois gerir o resultado, e o penalti de Lucho acabou por dividir o jogo em duas partes, antes e depois do golo. Desta vez, as alterações que Jesualdo promoveu na segunda parte não resultaram pois tanto as substituições como a mudança de sistema tornaram o FC Porto mais previsível e o jogo foi aborrecido até final. A verdade é que a Académica nunca chegou a assustar o campeão que jogou o quanto baste para garantir a vitória.
Seguem-se agora dois jogos em casa, frente a Leixões e Belenenses, para elevar o segundo melhor registo até ás 9 vitórias consecutivas. Recorde-se que no ano do Tri, o FC Porto de António Oliveira cometeu a proeza de vencer 15 jogos no campeonato, mas esse registo, apesar de consecutivo, não foi efectuado no início da prova. Apesar de ser perfeitamente legítimo que o FC Porto de Jesualdo tenha a ambição de igualar o registo de Siska, tendo em conta a consistência que o campeão revela, ainda é prematuro falar nessa hipótese. Afinal, o objectivo não é ser campeão?

A «foto do dia» - Os capitães e a Taça

Madrugada de 27 de Maio de 2004, os campeões europeus chegavam ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro depois de na véspera terem garantido a segunda Taça dos Campeões Europeus da história do clube. Num gesto carregado de simbolismo, Vitor Baía e Jorge Costa apadrinham a chegada do troféu a solo nacional. Os «capitães eternos» quiseram perpetuar a saída do avião e a chegada à Invicta. Um ano depois, a Taça foi entregue à UEFA, como está previsto nos regulamentos, ficando o clube com uma réplica do troféu.

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Vitória difícil e saborosa!

Besiktas -0, FC Porto -1;
Num jogo muito equilibrado e com um ambiente fantástico no estádio (comprovem em http://www.youtube.com/watch?v=04dmcdOHsJA), o FC Porto arrancou uma vitória importantíssima, já nos últimos minutos de jogo, na batalha de Istambul!
O Besiktas obrigou o FC Porto a um grande desgaste porque os turcos são tacticamente disciplinados e o contingente sul americano dá à equipa a imprevisibilidade que falta ao futebol turco. Valorizaram muito a vitória do FC Porto!
O FC Porto continua a abordar com lucidez os jogos da Champions. Hoje, voltou a ser consistente e soube ler o jogo quando os turcos começaram a dar sinais de impaciência no ataque. Desta vez vamos elogiar Jesualdo Ferreira porque é exactamente neste tipo de jogos que sobressai a forte cultura táctica das equipas orientadas pelo Professor. Excelente colocação em campo, disciplina táctica e entreajuda entre todos os sectores. Destaque nos campeões portugueses para a dupla de centrais formada por Bruno Alves e Stepanov: intransponiveis! Paulo Assunção e Quaresma também estiveram muito bem. O trinco brasileiro é fundamental neste tipo de jogos em que não se pode facilitar, e Quaresma foi inteligente a enervar os turcos e...a marcar!
No outro jogo do grupo, o Marselha venceu o Liverpool em Anfield e tem agora 6 pontos. O FC Porto soma 4 pontos e, se não perder em Marselha, tem depois dois jogos em casa para garantir o apuramento para os Oitavos. Mas primeiro vamos a França discutir o primeiro lugar do grupo!

A «foto do dia» - Lemos

"Jamais esquecerei aqueles golos. De vez em quando, ainda gosto de pensar naquilo que fiz". Foi na tarde de 31 de Janeiro de 1971 que Lemos teve o dia mais importante da sua curta passagem pelo FC Porto. Nesse dia, marcou quatro golos ao Benfica em pleno Estádio das Antas, numa célebre vitória do FC Porto por 4-0! Essa vitória frente ao Benfica foi um marco na carreira de Lemos e um recorde que ainda hoje perdura. Lemos recorda com precisão e com orgulho cada pormenor desse partida: "no primeiro golo, o falecido Pavão fez-me uma assistência e só tive de empurrar a bola. O meu segundo golo foi espectacular! Quando ninguém acreditava que chegasse à bola, quase na linha de fundo, desferi um pontapé que surpreendeu o Zé Henriques. No terceiro, o Bené fez um lançamento lateral, apanhei a bola em posição regular e fiz um chapéu ao guarda-redes. E no quarto, estava com um problema num joelho e o Humberto Coelho não acreditou que chegasse a tempo mas ultrapassei-o e toquei a bola à saída do guarda-redes." No final desse jogo, um dos patrocinadores do FC Porto, espantado com a exibição de Lemos, resolveu premiar o jogador e ofereceu-lhe latas de tinta, 100 contos, uma máquina de lavar à roupa, um gira-discos e uma televisão!!!