quarta-feira, 19 de maio de 2010

«Curiosidades FCP» - A transferência de Fernando Couto para o Parma

Num momento em que se fala insistentemente na saída de Bruno Alves para outro clube, recordamos a primeira transferência de um defesa-central português do FC Porto para o estrangeiro. Tudo começou com Fernando Couto. O ex-nº 5 do FC Porto foi o primeiro defesa-central português a ser transaccionado por uma soma pouco usual para a época: 3 milhões de euros. Ainda assim, um valor bastante mais baixo do que aquele que o FC Porto arrecadou recentemente com as transferências de Pepe e Ricardo Carvalho, 30 milhões de euros.
Fernando Couto deixou o FC Porto em 1994/95, depois de duas épocas em que formou com Aloísio uma das duplas de defesas-centrais mais eficazes e consistentes da história do FC Porto.
Em cima, recuperámos duas fotos de Fernando Couto nos seus primeiros tempos ao serviço do Parma (a farta cabeleira era a sua imagem de marca!).
Depois de Fernando Couto, seguiram-se mais 3 transferências milionárias de defesas-centrais do FC Porto: Jorge Andrade (18 milhões), Ricardo Carvalho (30 milhões) e Pepe (30 milhões).

Sem comentários: