segunda-feira, 24 de maio de 2010

Um FC Porto de ‘tracção à frente’

Apesar do FC Porto ter terminado a época com um «onze» bem mais harmonioso do que aquele que Jesualdo vinha utilizando no início de 2009/10, a verdade é que o início da próxima temporada pode trazer dificuldades no encontrar de uma base que sirva de alicerce ao FC Porto 2010/11, principalmente a nível defensivo. Dois factores vão contribuir para a incerteza no que a um novo «onze» diz respeito: estamos em ano de Mundial e em vésperas de chegada de novo treinador. Isso pode condicionar muito o início de época do FC Porto. Senão vejamos: além de ter 4 defesas (Fucile, Rolando, Bruno Alves e Álvaro Pereira) habituais titulares no Campeonato do Mundo, o novo treinador do FC Porto também vai ter que enfrentar a mais que provável saída do plantel de 2 ou 3 jogadores (Fucile? Bruno Alves? Raúl Meireles? Helton?...) que ocupam posições mais recuadas do campo.
Neste momento, é no meio-campo e no ataque que estão as bases do FC Porto 2010/11. Jogadores como Rúben Micael, Varela, Belluschi, Hulk e Falcão (esperemos que não surja por aí nenhuma proposta irrecusável pelos dois últimos…) são as maiores garantias para um FC Porto forte em 2010/11. O problema, como a grande maioria dos treinadores gosta de salientar, é que as grandes equipas se começam a construir lá atrás. Vamos lá ver se Maicon, Miguel Lopes, Nuno André Coelho e os novos reforços são soluções válidas para uma pré-época algo atípica (se Portugal e Uruguai atingirem uma fase adiantada do Campeonato do Mundo, o FC Porto pode ver-se privado dos seus 4 defesas durante o estágio e os jogos de preparação).
Sendo o primeiro jogo oficial da época já no dia 7 de Agosto (Supertaça, frente ao Benfica) e tendo os jogadores direito a 30 dias de férias, é fácil concluir que não será fácil apresentar uma forte solidez defensiva logo nos primeiros jogos da época (uma boa notícia: o nosso maior rival tem mais jogadores presentes no Mundial). Assim, é muito provável que o novo treinador tenha que improvisar e testar rapidamente um novo quarteto defensivo já nos jogos de preparação, pois os ‘mundialistas’ vão chegar mais tarde ao estágio (os que permanecerem no FC Porto, claro!). Para já, o FC Porto 2010/11 começa por ser de ‘tracção à frente’. Não é um boa forma de começar, mas é o que as circunstâncias permitem!

2 comentários:

Anónimo disse...

Muricy Ramalho ? Por favor, já basta de "caipiras"... Temos o André Villas-Boas e vamos "pescar" um ilustre desconhecido ! Senhores da SAD, procedam com discernimento na defesa dos interesses do Nosso FCPorto. Grato !

barboville disse...

ta fixe o blog

o meu tb n esta mal acho eu e ta em ingles, assim podemos expandir o numero de adeptos por todo o mundo ;)
vejam: http://www.bloggen.be/barboville