sexta-feira, 22 de outubro de 2010

«Curiosidades FCP» - Fernando Gomes e a Selecção

Aproveitando os recentes jogos que Portugal disputou na fase de qualificação para o ‘Euro 2012’, recordamos a difícil relação que Fernando Gomes manteve com os golos sempre que vestiu a camisola da Selecção portuguesa.
Gomes estreou-se pela primeira vez na Selecção a 9 de Março de 1975. No total, o mítico ponta-de-lança do FC Porto realizou 48 partidas pela Selecção. Uma quantidade de jogos que ao serviço do FC Porto lhe teria permitido ostentar uma média apreciável de ‘golos por jogo’ mas que com a camisola da Selecção não lhe permitiu ir além dos 13 golos marcados.
Esse reduzido ‘score’ é ainda hoje um dos grandes enigmas do futebol português e da Selecção nacional, que talvez possa ser explicado com o deficiente aproveitamento que os sucessivos seleccionadores nacionais tiraram das características do Bi-Bota d’Ouro.
Apesar do menor protagonismo que Gomes assumiu na Selecção, o eterno ponta-de-lança do FC Porto esteve presente em duas importantes competições ao nível de Selecções: o ‘Euro 84’, disputado em França, e o ‘México 86’.

Sem comentários: