Numa altura em que o FC Porto festejou a conquista de mais um título, recuamos à nossa vitória na edição de 1955/56 do campeonato nacional com uma foto de 4 jogadores que foram campeões com Dorival Yustrich: José Maria, Pedroto, Monteiro da Costa e António Teixeira;
1 comentário:
Outros tempos em que os homens se dedicavam às causas com a consciência de que o sentimento do dever cumprido é a maior honra que um atleta pode proporcionar à Instituição que representa. Defenderam até à exaustão e muitas vezes em condições precárias o símbolo do Clube. As contrapartidas materiais eram simplesmente a sobrevivência. A honra de estar presente era a grande dádiva. Todos os jogadores da época, tinham outras ocupações profissionais para equilibrarem as suas vidas - esta realidade não retirou qualquer brilho e qualidade ao espetáculo. O entusiasmo do público era contagiante e a festa era maravilhosa, porque todos se respeitavam. Alguns destes homens, hoje,não são comparáveis; Muito dificilmente conseguruiriam suportar e sobreviver com tanto vedetismo e materialismo e sobretudo servilismo. não admitiam ser tratados como produtos à mercê dos interesses pessoais que cedo perceberam que o futuro está na comercialização de atletas/jogadores. A gestão dos clubes resume-se a atos comerciais que garantam o cumprimento dos orçamentos, que nada mais são do que as necessidades criadas pelos homens.
Esta geração vai e está a perceber que o valor dos clubes serve simplesmente para criar personagens da banda desenhada. Na verdade não são reais, nem próximos dos que construíram uma história digna e ao alcance de pessoas que não abdicaram da frontalidade. Porque foram e sempre quiseram ser Verdadeiros Homens.Não é por acaso que os valores familiares e humanos estão degradados. Todos somos responsáveis e capazes de voltar a reconstruir este património humano que é o Valor da Família; cada clube, instituição, pessoa tem a sua família e ninguém vive em paz sabendo que os nossos estão a seguir caminhos errados.Hoje e todos os dias sejamos honestos.
Enviar um comentário