segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O pior jogo da Liga!

Regresso do FC Porto à Liga portuguesa, regresso do aborrecimento e do mau futebol! Tem sido assim neste estranho início de época. Ontem, frente ao Olhanense, assistimos a um dos piores jogos da Liga. No final, Vítor Pereira lamentou o facto de Maurício não ter sido expulso no lance da discutível grande-penalidade. Perguntamos: era suposto o FC Porto beneficiar dos favores do árbitro para conseguir ganhar ao Olhanense?
Não sei se os jogadores estão a dificultar o trabalho do treinador ou se é o treinador que não consegue ganhar a empatia e cumplicidade dos jogadores. O que sei é que o futebol que o FC Porto pratica é pouco consistente, vive-se demasiado de lances individuais e há momentos nos jogos em que a equipa fica desunida e ausente. Isso não se tem notado tanto nos jogos da Liga portuguesa porque a intensidade de jogo é inferior à da ‘Champions’, e porque os adversários internos estão menos bem preparados.
As más prestações na ‘Champions’ nem são inéditas. Em 2005/06, por exemplo, o FC Porto de Co Adriaanse ficou em último lugar do seu grupo e o holandês chegou a ver lenços brancos depois de uma derrota com o Benfica, no Dragão. Ainda assim, e apesar da saída prematura das competições da UEFA, nessa época o FC Porto venceu campeonato e Taça de Portugal. Ou seja, manter o treinador acabou por dar resultado. Não sei se esta época estaremos perante um caso semelhante. Os responsáveis - Pinto da Costa e Antero Henrique - que avaliem!
Relativamente ao quinteto que segue nos primeiros lugares da Liga, é difícil dizer quem apresenta mais qualidade, o que podemos garantir é que Benfica, Sporting, Sp. Braga e Marítimo jogam todos com mais alegria e entusiasmo que o FC Porto. Não sei se jogam melhor, mas jogam com mais prazer. Isso faz toda a diferença!

1 comentário:

Maria Da Fonte disse...

Sr Ricardo,se o Maurício fosse expulso não era favor era a regra